18/07/2012

O valor da família

Ivone Boechat *
A família é resultado do projeto divino. Todavia, a história de inúmeras famílias descrita no livro sagrado desaponta pelo retumbante fracasso, não do modelo traçado por Deus, mas, sim, pelo homem desobediente à orientação do Criador.
Num dos episódios da vida de Abraão, "pai da fé", Deus recomendou: "Sai-te da tua parentela". Como não houve obediência, as consequências foram terríveis. Abraão, não ouviu o que Deus determinou e "resolveu" dar uma carona ao sobrinho, Ló, e o resto da história é o resumo da história de muitas famílias, que têm a mania de, indiscriminadamente, carregar a parentada no banco de trás e na maioria das vezes, no banco da frente.
No casamento os noivos assumem o compromisso no altar de sustento mútuo, mas é comum encontrar um kit completo esperando por eles lá do lado de fora! Inúmeras vezes, do lado de dentro e o novo casal vai morar junto... E se encosta!
Na arca de Noé, quem entrou? Sua família. Por que será que conviver com parentes é tão complicado assim? É diferente de viver em família: pai, mãe, filhos. Parentes são tios, sobrinhos, primos, cunhado, nora, genro, sogra...encostos... E a sogra, campeã de perseguições, vem carregando uma carga negativa de antipatia, rejeição, discriminação. Geralmente a sogra sofre injustiças, principalmente, com as pesadas malas deixadas por irresponsáveis nas costas dela. O sujeito se encosta na sogra e reclama de invasão de privacidade!
Um dos mais poderosos mísseis lançados no espaço familiar vem dos maus parentes agregados à família, e muitos nem disfarçam, chegam de olho nos "erros", nas "falhas", na herança, nas benesses. Nenhum esforço fizeram para se apossarem das vantagens conseguidas com suor e sangue dos outros e ainda julgam que têm pouco, são parentes... e aí...querem mais. Há parentes que colam e querem derrubar o mito de uma família feliz e daqueles que se esforçaram para exercer o amor e a responsabilidade mútua.
A prioridade da família é a família. Não significa fechar os olhos ou encolher os braços para negar socorro. Pronto socorro é uma coisa, exploração perpétua é outra. O sujeito finge doença, pobreza e pasmem...feiúra! Até cirurgia plástica é cobrada por parentes!!
Jesus estava numa festa de família em Betânia e os olhudos estavam do lado de fora. Críticas não faltaram nem ao Mestre. Judas disse mais ou menos assim: "Com tanto pobre lá fora e você permitindo que se derrame sobre os seus pés um perfume tão caro?" E a resposta perfeita não faltou: "Pobres, sempre os tereis convosco".
Esse "pobre que sempre tereis convosco" é aquele que bisbilhota a festa dos outros, os bens do outro, querem tirar proveito na sombra e na sobra. Querem comer e beber de graça! Ficam na espreita, com uma língua afiada desse tamanho!
Não precisa generalizar, na parentela, há pessoas grandiosas, muito especiais, mas "pobre sempre tereis convosco": braços cruzados, preguiçosos, folgados, invejosos, exploradores, prontos pra achar que o seu perfume é caro, o carro do ano é luxo (enchem a paciência se vão de carona) para esses tudo está errado, tudo é desperdício: a casa na praia, o sítio, enfim, ao invés de irem à luta, não, ficam espionando o progresso do parente, do lado de fora, pior que a maioria dentro!
* Ivone Boechat é mestre em educação, pedagoga, conferencista e escritora. Autora do livro "Estratégias para encantar educadores na Arte de Aprender" (2011).
Fonte: Ivone Boechat / Revista Missões

Nenhum comentário :

Postar um comentário