15/07/2012

Papa apela: releitura e concretização do Concílio Vaticano II


Papa visitou diocese que mais Papas ofereceu à Igreja Católica depois de Roma

D.R.
Fracati, Itália, 15 jul 2012 (Ecclesia) – Bento XVI defendeu hoje a necessidade de as comunidades católicas voltarem a ler, aprofundar e “colocar em prática” os ensinamentos saídos do Concílio Vaticano II (1962-1965).
“Os documentos do concílio contêm uma riqueza enorme para a formação das novas gerações cristãs. Releiam-nos, com a ajuda de sacerdotes e catequistas”, pediu, na homilia da missa a que presidiu durante a visita de cerca de duas horas e meia à diocese italiana de Frascati, cerca de 25 km a sudeste de Roma.
Milhares de pessoas marcaram presença na missa que decorreu na Praça de São Pedro em Frascati, diante da catedral, naquela que é a diocese que mais Papas ofereceu à Igreja Católica, sendo superada apenas por Roma.
“Redescobri a beleza de ser Igreja, de viver o grande ‘nós’ que Jesus formou em volta de si, para evangelizar o mundo: o ‘nós’ da Igreja, que nunca é fechado ou encerrado sobre si, mas sempre aberto e direcionado para o anúncio do Evangelho”, apelou.
Bento XVI atravessou o local no papamóvel, saudando os presentes, antes de ser acolhido pelo bispo diocesano e as autoridades civis.
“Estou muito feliz por estar hoje no meio de vós para celebrar a Eucaristia e para partilhar alegrias e esperanças, fadigas e compromissos, ideais e aspirações desta comunidade”, disse o Papa, na sua homilia.
A celebração contou com a presença do cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado do Vaticano e titular da diocese enquanto cardeal-bispo, um dos seis da Igreja Católica.
Partindo da passagem do evangelho lida na celebração, Bento XVI sublinhou que os discípulos de Jesus não devem “estar presos ao dinheiro e às comodidades” e que nesta missão podem ser “perseguidos”.
“Isto não os deve impressionar: eles [os discípulos] têm de falar em nome de Jesus e pregar o Reino de Deus, sem estarem preocupados em ter sucesso”, prosseguiu.
Além do anúncio, precisou o Papa, a missão apostólica deve incluir “gestos de caridade, de serviço e dedicação”.
Bento XVI falou ainda sobre as várias vocações a que os fiéis são chamados na Igreja e disse que é preciso “ouvir, acolher e responder” ao chamamento de Deus.
Bento XVI voltou depois à residência pontifícia de Castel Gandolfo, nos arredores de Roma, onde está a passar um período de férias, para a recitação do Angelus.
Esta foi a 30ª viagem em solo transalpino durante os sete anos de pontificado do atual Papa.
OC

Nenhum comentário :

Postar um comentário