15/07/2012

Pistas para ações práticas em defesa da vida


E-mailImprimirPDF
padre_rafael_seminarioTerminou neste domingo, 15 de julho, o Seminário Nacional Juventude e Bioética, promovido pelas Comissões Episcopais Vida e Família e de Juventude da CNBB. O ponto de partida das atividades foi a palestra do assessor da Comissão para a Vida e Família, padre Rafael Fornasier.

O assessor apresentou ressaltou a necessidade do protagonismo leigo e de ações efetivas na defesa da vida, como a cobrança juntos aos Três Poderes para que atuem em favor da vida e da família. “Nem tudo o que a lei diz para fazer é moralmente lícito”, ressaltou Rafael, que indicou algumas pistas de ação pastoral.

Entre as indicações de ações está a coleta de assinaturas para aprovação do Estatuto do Nascituro. Um outro ponto de destaque que ele recomendou que seja  empreendido pelos jovens é a formação contínua, através de documentos e do Catecismo da Igreja, além de grupos de estudo e discussão destas temáticas.

Após a palestra, os jovens participantes tiveram um momento final de perguntas e respostas, com a presença de dom Fernando Chomali, da Pontifícia Academia para a Vida da Santa Sé, e demais palestrantes do seminário. O Seminário foi encerrado com a Santa Missa, presidida pelo presidente da Comissão Episcopal para a Juventude, dom Eduardo Pinheiro. Em sua homilia, dom Eduardo deu uma benção os jovens, para que em suas dioceses, movimentos, pastorais e comunidades possam disseminar o conteúdo estudado neste final de semana.

Nenhum comentário :

Postar um comentário