11/07/2012

Quer ser pizzaiolo? Pronatec Copa tem cursos gratuitos


Brasília (DF) – O que torna uma pizza irresistível? A invenção italiana que é um dos carros-chefes da cultura gastronômica brasileira – sim, brasileira! – hoje está em festa. O Dia da Pizza é comemorado no país inteiro com receitas especiais, adaptações regionais e ingredientes que dão aquela pitadinha de Brasil à tradicional combinação massa-molho-queijo.

Mas qual é o segredo do sucesso da receita? Interessados em formar-se pizzaiolos podem se inscrever até segunda-feira (16) nos cursos gratuitos do Pronatec Copa, programa de qualificação profissional realizado pelo Ministério do Turismo em parceria com o Ministério da Educação e o Sistema S. O treinamento inclui o passo a passo de elaboração, preparação e apresentação de pizzas, além da criação de molhos e coberturas. O pizzaiolo também é o profissional responsável por coordenar e controlar o recebimento, armazenamento e acondicionamento dos insumos utilizados na receita.

Para fazer a inscrição no curso de 160 horas-aula, é necessário que o candidato tenha, no mínimo, 18 anos e Ensino Fundamental Incompleto. Faça seu cadastro aqui.

HISTÓRIA
Em 1985, o Dia da Pizza foi estabelecido pelo então secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Caio Luis de Carvalho. Segundo dados da Associação Pizzarias Unidas (SP), o Brasil possui aproximadamente 29 mil pizzarias, sendo 10,3 mil somente no estado de São Paulo, onde se consome mais de 1 milhão e 50 mil pizzas por dia. No Brasil, esse número se multiplica: somos o segundo país que mais consome a iguaria no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos.

De acordo com Adilson Barboza, executivo de administração da Associação Pizzarias Unidas, o setor gera cerca de 120 mil postos diretos de trabalhos. Segundo Barboza, a previsão é que o número salte rapidamente para 170 mil. “Hoje, falta profissionais qualificados para trabalhar em pizzaria. Não somente pizzaiolo, mas também forneiros, ajudantes, atendentes e garçons” afirmou.
Aproveite a noite para comemorar com uma saborosa pizza... e não deixe de fazer sua inscrição no curso ou indicá-lo para seus amigos. Bom apetite e boa sorte!
ASCOM MTur
Fonte: Ministério do Turismo

Nenhum comentário :

Postar um comentário