08/08/2012

A vida religiosa na nova evangelização


A irmã Daria Fernández Ramos foi eleita recentemente superiora geral das Religiosas de Maria Imaculada. Numa entrevista ao jornalista José António Vidal, da agência Zenit, explica como pensa conduzir a congregação, fundada por Santa Vicenta Maria em 1876, a um caminho renovado de evangelização. 



Como é que a sua congregação recebeu o apelo do Papa à nova evangelização? 

Daria Fernández Ramos (DFR) Nós vimos este acontecimento como um kairós na Igreja. Antes que o Papa convocasse o Sínodo, já nós tínhamos escolhido a nova evangelização como tema central do XXII Capítulo Geral. Esse tema exprime o interesse que está presente no coração de todas as irmãs em descobrir como colocar as jovens com quem nós trabalhamos em contato direto com Jesus, o verdadeiro Evangelho do Pai. 

Trabalhando com jovens, a que deverá ser dado ênfase na nova evangelização? 

DFR O que nós queremos, de acordo com o que a nossa fundadora nos ensinou, é que as pessoas se encontrem com Jesus, conscientes de que só Ele pode transformar a pessoa. Quando você vive uma experiência de encontro profundo com Jesus, a vida muda. Nós vemos isto nas jovens. Se elas viveram essa experiência, a vida delas tem um sentido profundo, mais pleno. 

De que forma se deve desenvolver a pastoral evangelizadora na Europa? 

DFR O caminho parece cada vez mais difícil. Quando eu penso nesta Europa, onde existem tantos santos e onde o cristianismo já foi vivido com tanto fervor, eu me lembro dos discípulos de Emaús, que, quando esbarraram com a dificuldade e com o fracasso dos seus ideais, fugiram. Eu penso que a única forma de fazer pastoral é como Jesus, ir ao encontro, se interessar pela situação das pessoas, escutar, ajudar a achar o sentido do que elas estão vivendo, iluminando tudo com a Palavra e expressando na Eucaristia.


Fátima Missionária

Nenhum comentário :

Postar um comentário