09/08/2012

Curso Ad Gentes para missionários enviados além-fronteiras

Assessoria de Imprensa POM
O Centro Cultural Missionário (CCM) de Brasília, em parceria com o Instituto Superior de Filosofia Berthier (Ifibe) de Passo Fundo (RS), dá início no próximo dia 12 ao curso de extensão para Missionários e Missionárias enviados além-fronteiras.
A formação tem por objetivo capacitar nas dimensões humana, espiritual, intelectual e prática padres, religiosos e leigos enviados a países e situações tipicamente missionárias nos cinco continentes. "Nesse curso aprofundamos as motivações pessoais, a própria compreensão de missão, a visão dos desafios missionários e os fundamentos bíblicos e teológicos", explica o secretário executivo do CCM, padre Estevão Raschietti.
O curso também fornece aos participantes referenciais essenciais teóricos e práticos para a ação missionária, recorrendo a vários tipos de mediações interdisciplinares; proporciona, através de estudo, da reflexão e do debate, momentos de discernimento participativo, de revigoramento espiritual e de atualização sobre os caminhos da Igreja missionária.
A carga horária do curso contempla as dimensões humano-afetiva, antropológica, bíblica, histórica, teológica, ecumênica e inter-religiosa e espiritual da missão. "Na dimensão humano-afetiva da missão trabalhamos a mediação da psicologia, para indagar sobre nossas motivações para a missão ad gentes; na dimensão antropológica buscamos instrumentos de análise na antropologia cultural, na sociologia e na reflexão filosófica e na dimensão bíblica descobrimos as raízes da missão na caminhada do Povo de Deus", disse o secretário do CCM.
De acordo com a organização do curso, a formação é direcionada também a missionários que queiram se aprimorar nas temáticas relacionadas à missão, para amadurecer uma eventual decisão de elaborar caminhos e projetos junto à própria congregação ou organização, como para missionários que já atuam fora do Brasil e, voltando de férias, desejam ter um tempo de reflexão e atualização. O curso segue até o dia 6 de setembro.
Fonte: www.pom.org.br

Nenhum comentário :

Postar um comentário