18/08/2012

Meia do Rio terá como cenário vários pontos turísticos da cidade

Confira os principais detalhes do evento internacional que acontece neste domingo num dos mais belos cartões postais do país

Por Luiz Cláudio AmaralRio de Janeiro
Comente agora
Header Meia Maratona Rio de Janeiro 3 (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
Com um cenário de cartão postal, acontece neste domingo a XVI Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro, prova que vai reunir cerca de 19 mil corredores pela orla mais famosa do país. Com um percurso de 21.097 metros pela frente, os participantes partem da praia de São Conrado (às 8h30m de Brasília) e passam por pontos turísticos como as praias do Leblon, Ipanema e Copacabana e a enseada de Botafogo (com o Pão de Açúcar ao fundo), até a chegada no Aterro do Flamengo. Além da corrida de 21km, também será realizada uma prova de 5km com início e término no Aterro. A Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro será transmitida ao vivo dentro do Esporte Espetacular.
Meia maratona do Rio de Janeiro, arquivo (Foto: Reprodução)Meia do Rio terá como cenário vários pontos turísticos da cidade (Foto: Divulgação)
Confira abaixo os principais detalhes da prova:
Corredores favoritos
solonei silva maratona pan (Foto: Agência Reuters)Solonei é um dos principais nomes entre os
atletas brasileiros (Foto: Agência Reuters)
No masculino, o destaque entre os corredores é o queniano Mark Korir, que está em excelente momento. Atual vencedor da Meia do Rio (com o recorde de 1h01m33s), ainda no ano passado ficou em segundo na Volta da Pampulha de 2011 (MG) e na 10K Rio, além de ter sido o terceiro na São Silvestre (SP). Na temporada 2012, venceu em Cuiabá (MT), Santos (SP) e os 10K Brasil, além de chegar em segundo na Meia Maratona de Madri (Espanha). Outros africanos que chegam fortes são Joash Kiplimo e Edwin Kipsang Rotich (ambos do Quênia) e Nelson Mbuya (Tanzânia)
Para trazer uma vitória que não acontece desde 2008, os principais nomes são Solonei da Silva, que venceu neste ano a 18ª Maratona Internacional de São Paulo, Damião de Souza (3º na Meia Maratona do Rio de Janeiro, em 2011), Laelson dos Santos (4º colocado no ano passado) e Gilmar Lopes (7º em 2011).

Já no pelotão de elite feminino, a queniana Eunice Kirwa chega ao Rio de Janeiro com o tricampeonato (09/10/11) e o recorde de 1h10m29s da prova, além do terceiro lugar na São Silvestre 2011 e a vitória na Meia de Madri deste ano. Sua compatriota Paskalia Kipkoech, campeã da São Silvestre 2009, surge credenciada pelas vitórias neste ano na Meia Maratona de São Paulo e na Meia Maratona das Cataratas (PR). Outra atleta do Quênia que pode subir no lugar mais alto do pódio é Rumokol Chepkanan, primeira colocada na Maratona Internacional de São Paulo 2012.
Representando o Brasil, que também não tem uma vitória entre as mulheres desde 2008, os nomes mais fortes são Cruz Nonata (terceira colocada no ano passado), Sueli Pereira da Silva (sexta em 2011 e vice-campeã da Volta da Pampulha) e Marily dos Santos (campeã da Maratona de Pádua, Itália, nesta temporada e melhor brasileira na Maratona de São Paulo).
Últimos vencedores
- Homens
2011 - Mark Korir (QUE) - 1h01m33s
2010 - Joshua Kiprugut Kemei (QUE) - 1h04m02s
2009 - Elias Kemboi (QUE) - 1h02m51s
2008 - Marilson Gomes (BRA), 1h03m12s
- Mulheres
2011 - Eunice Kirwa (QUE) - 1h10m29s
2010 - Eunice Jepkirui Kirwa (QUE) - 1h14m37s
2009 - Eunice Kirwa (QUE) - 1h14m07s
2008 - Maria Zeferina Baldaia (BRA) 1h13m40s
Percurso
Info Servicao Meia Maratona (Foto: infoesporte)
Trânsito
A Prefeitura do Rio de Janeiro montou um grande esquema para o trânsito nas áreas próximas ao percurso da prova. Serão 250 agentes de tráfego e mais 120 controladores que orientarão os motoristas. Por conta do evento, a pista do Aterro do Flamengo sentido Zona Sul será interditada a partir das 23h, e no domingo será a vez da pista em direção ao Centro, a partir das 5h. Já a avenida Niemeyer ficará fechada nos dois sentidos das 8h ao meio-dia. Ainda no domingo, como de costume, as avenidas da orla das praias do Leblon, Ipanema, Arpoador, Copacabana e Botafogo, além das pistas no Aterro do Flamengo, ficarão fechadas ao trânsito das 7 às 18h.
Assim como a avenida Niemeyer, a avenida Princesa Isabel (direção Botafogo), o Túnel Novo, a avenida Lauro Muller (direção Urca) e avenida Pasteur ficarão fechadas ou terão trechos interditados das 8h ao meio-dia.
Previsão do tempo
A previsão do tempo para domingo é sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. A temperatura máxima ficará em torno de 28º e a mínima de 17º, com umidade relativa do ar entre 91 e 59%. Se você vai correr, não esqueça de usar boné, protetor solar e óculos escuros. Por conta da temperatura, hidrate-se bem antes, durante e ao fim da prova. De acordo com a nutricionista Cristiane Perroni, especialista do Eu Atleta, é importante beber 500ml de água 2 horas antes da prova e voltar a se hidratar em todos os postos de hidratação, aproveitando para jogar água na cabeça, ombros e pulsos para resfriar o corpo. Além disso cada 40/45 minutos da corrida, pode ser consumida bebida isotônica em pequenos goles (mais informações sobre hidratação e alimentação, clique aqui).
Estrutura do evento
Além dos agentes da Prefeitura, o evento contará com 180 pessoas no serviço médico, 600 monitores e 80 motos no apoio aos participantes, que terão à disposição 250 banheiros químicos distribuídos na largada, chegada e ao longo do percurso. Também haverá um serviço de guarda volume (no início e no fim) e postos de atendimento médico e de hidratação no trajeto da prova (incluindo dois com bebidas isotônicas). Ao fim da corrida, os atletas receberão, além das medalhas de participação, frutas, barra de cereal, água e bebida isotônica.

Nenhum comentário :

Postar um comentário