
De janeiro a julho desse ano, cerca de 2 mil migrantes forçados haitianos, estacionados na cidade brasileira fronteiriça de Tabatinga, receberam assistência humanitária de emergência, graças à solidariedade de várias pessoas, congregações religiosas e instituições jesuítas na América Latina e no mundo.
Na primeira visita que o Serviço Jesuíta a Refugiados para América Latina e Caribe (SJR-LAC) realizou em julho de 2011 a Tabatinga, fronteira com o Peru e com a Colômbia, na Amazônia, a instituição elaborou um relatório que alertou sobre a difícil situação humanitária e de desproteção que enfrentavam os haitianos nessa zona isolada.

No marco desses projetos, construiu-se um restaurante comunitário para oferecer alimentação aos migrantes pelo menos duas vezes ao dia.
Foi dada uma contribuição financeira às famílias com crianças e menores de idade para pagar aluguel das casas onde se hospedavam.

Essas manifestações de solidariedade permitiram atenuar a crise humanitária em Tabatinga e devolver a alegria e a esperança aos migrantes haitianos que puderam voltar a sonhar com melhores condições de vida e possibilidades de trabalho em Manaus, a capital amazonense e em outras grandes cidades do Brasil.
O governo brasileiro decidiu regularizar "por razões humanitárias" a todos os cidadãos haitianos que tenham ingressado ao país até o dia 12 de janeiro de 2012. No começo de abril desse mesmo ano, voltou a anistiar a mais 363 haitianos que estavam estacionados em Tabatinga e a mais 245 bloqueados em Iñapari, cidade peruana fronteiriça com o Brasil, no Rio Acre.

A solidariedade com os migrantes haitianos na Amazônia faz história e nos dirá para onde caminhar como Companhia de Jesus e como Igreja.
* Wooldy Edson Louidor é coordinador Regional Incidencia y Comunicación para Haití.Servicio Jesuita a Refugiados Latinoamérica y el Caribe (SJR LAC) Twitter:@SJRLAC - Facebook: Servicio Jesuita a Refugiados Lac - Blog: http://blogs.21rs.es/serviciojesuitarefugiados/
[Fotos - Projetos de atenção humanitária a migrantes forçados haitianos em Tabatinga-Amazonas-Brasil. Foto Pastoral da Mobilidade Humana de Tabatinga]
Fonte: www.adital.com.br
Nenhum comentário :
Postar um comentário