Bento XVI expressa o seu pesar pela morte do Patriarca Ortodoxo da Etiópia, Abuna Paulos, falecido nesta quinta-feira em Adis-Abeba, aos 76 anos.
Numa mensagem endereçada ao Patriarcado, o Papa recorda o seu grande empenho em favor do diálogo entre a Igreja Ortodoxa da Etiópia e a Igreja Católica, e recorda o importante pronunciamento que Abouna Paulos fez no Sínodo para a África, no Vaticano, em outubro de 2009.
Em seguida, o Pontífice assegura as suas orações pelo Patriarca e por aqueles que choram a sua perda. Para uma recordação da figura de Abuna Paulos, a Rádio Vaticano ouviu o vice-diretor do Secretariado Católico da Etiópia, Pe. Hailegebriel Meleku. Eis o que disse:
Pe. Hailegebriel Meleku:- "O Patriarca foi uma grande figura. Não somente um pai espiritual para os ortodoxos, mas para todo o povo etíope. A sua morte deixa um grande vazio para a comunidade religiosa ortodoxa, muçulmana, para a Igreja Católica e para as outras religiões. O Patriarca foi um embaixador de paz. Esteve muito próximo à Igreja Católica. Participou das exéquias do Beato João Paulo II - abril de 2005, e do Sínodo extraordinário para a África - outubro de 2009. Recentemente, acolheu, em Adis-Abeba, um encontro das Igrejas ortodoxas orientais com a Igreja Católica."
RV: O Patriarca Abuna Paulos foi, no mundo, uma voz forte não somente para a Etiópia, mas também para a África inteira...
Pe. Hailegebriel Meleku:- "Sim. Sinceramente foi uma voz para a Igreja Ortodoxa, para todas as religiões na Etiópia e no mundo inteiro."
Fonte: www. www.radiovaticana.org
Nenhum comentário :
Postar um comentário