08/08/2012

Saiba conciliar estudos para concursos e cuidados com filhos


Na coluna de vídeo desta semana, a especialista em concursos Lia Salgado* responde a dúvidas dos internautas sobre como pais e mães podem estudar e se preparar para fazer concursos, quando precisam dividir o tempo disponível para cuidar dos filhos.

Mande dúvidas sobre concursos no espaço para comentários; perguntas selecionadas serão respondidas em coluna quinzenal
As internautas Mariana Belisário e Karla Varela querem saber como podem conciliar a maternidade com o estudo para concursos. "É melhor estudar para o concurso, fazer um curso tecnólogo ou abandonar tudo e ficar com o bebê até ele completar 1 ano de idade?", questiona Karla.
Lia responde: "Sei que é difícil se preparar e estudar para concursos tendo filhos pequenos, mas é viável, por dois motivos principais. Em primeiro lugar, porque não existe uma data para a aprovação. Então, você pode ir construindo a rotina de estudos aos poucos, descobrindo o horário em que é mais viável estudar. Deixe ele brincando, por perto, enquanto você estuda. Não será um estudo de qualidade, mas aos poucos você vai acumulando conhecimento. O segundo motivo é que existem cursos pela internet de excelente qualidade e isso é bastante produtivo. Você pode assistir a mesma aula várias vezes e vai ganhar conhecimento".

Para Lia, a internauta precisa analisar sua situação para decidir se é melhor estudar para concursos ou fazer outro curso. Segundo a especialista, existem duas possibilidades: a preparação para concursos de nível médio, com um salário razoável, em que a aprovação pode levar de 1 a 2 anos, e o curso tecnólogo com duração de 2 anos e depois seriam necessários mais 2 anos de estudo para conseguir a aprovação em um concurso de nível superior, com um salário melhor.

"Você tem que colocar na balança e ver o que vale mais a pena. Estudar com filhos exige muita paciência e criatividade", ressalta Lia.
Nível médio e área bancária
"Tenho 25 anos e dois filhos, um de 4 anos e o outro de 5 meses. Passo o dia inteiro em casa com meus filhos e sei que posso me organizar para estudar um pouco a tarde e mais um pouco a noite. Gostaria de estudar para área administrativa e para bancos, de nivel médio", diz a internauta Diana Vieira.

Lia indica cursos pela internet, que são fáceis de pesquisar e têm preços acessíveis. "Participe de fóruns de discussão, na internet, sobre concursos públicos. Isso vai permitir que você tire dúvidas e debata assunstos. Assim, você não vai ficar tão isolada na sua casa e isso vai te inserir no mundo dos concursos".
A especialista sugere que a internauta veja as colunas anteriores sobre concursos para bancos e sobre planejamento de estudo para que ela consiga melhorar sua organização dos estudos.
Como estudar?
"Sou formado em administração e tenho um bebê de 3 meses. Atualmente estou desempregado e vou me dedicar, nos próximos 3 anos, à preparação para concursos da área fiscal nas esferas federal, estadual e municipal. Quais as melhores opções de curso no Rio de Janeiro? Os cursos on-line são uma boa opção? Devo me dedicar por quantas horas?", pergunta o internauta Carlos Muniz.

De acordo com Lia, existem ótimos cursos preparatórios no Rio de Janeiro e ele deve visitar os locais para saber qual se adequa melhor ao seu perfil.
Sobre os cursos on-line, a especialista acredita que eles são uma boa alternativa, principalmente porque ele conseguirá economizar o dinheiro e o tempo de deslocamento. "Mas, é preciso ter disciplina, porque se você não marcar dia e hora para assistir às aulas, o tempo vai passando e você não começa a sua preparação." Por outro lado, no curso presencial, Lia lembra que o internauta poderá trocar informações com os colegas e vai perceber que mais pessoas estão empenhadas no mesmo projeto que ele.
Já para o número de horas dedicado ao estudo, Lia indica que ele inicie a preparação com um número de horas reduzido. "É uma coisa que você vai construir com o tempo. Sugiro que você comece com pouco tempo, com 1 a 2 horas por dia, mesmo tendo o dia todo disponível. É uma preparação de atleta, aos poucos você vai alongando o tempo e pode chegar a 9 ou 10 horas de estudo, desde que seja com equilíbrio". A especialista indica que o internauta veja as colunas sobre como fazer um plano de estudo e sobre concentração.
Preparação da especialista
Lia lembra que quando começou a estudar para concursos seus filhos tinham idades de 3, 6, 13 e 16 anos. "Foi bastante complicado. Em alguns momentos, os mais velhos tomavam conta dos mais novos. Os mais novos choravam e os mais velhos brigavam. E eu ficava arrasada e culpada", diz.

Agora, 9 anos após sua aprovação, a especialista acredita que todo o esforço valeu a pena. "Vejo o orgulho que eles [filhos] têm pela minha vitória. Vejo o quanto a vida mudou e como foi importante eu poder dar para eles o suporte que todo o filho precisa. Digo para cada pai e cada mãe para seguir em frente, porque você está fazendo isso para o seu filho, vai dar um futuro bacana para ele".
*Lia Salgado, colunista do G1, é fiscal de rendas do município do Rio de Janeiro, consultora em concursos públicos e autora do livro “Como vencer a maratona dos concursos públicos”
G1

Nenhum comentário :

Postar um comentário