28/09/2012

Aplicativo para smartphones informa sobre candidatos e permite denúncia online

Aplicativo Transparência fornece ao usuário informações como a declaração de bens do candidato
DO UOL, EM MACEIÓ


Um aplicativo desenvolvido para smartphones pode ajudar o eleitor a conhecer os dados e prestações de contas dos candidatos nas eleições municipais de 2012 e permite até que denúncias sejam feitas a partir do celular.

A ideia de desenvolver o aplicativoTransparência, disponível para usuários de iPhone e iPad, foi do analista de sistemas goiano Edson Pieczarka Júnior. Com base no banco de dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o aplicativo informa --conforme a busca do usuário-- todas informações disponíveis dos candidatos que disputam a eleição deste ano.

Entre os dados estão a declaração de bens dos candidatos, as certidões criminais, e as receitas e despesas dos candidatos. Além disso, o aplicativo informa também a situação eleitoral dos candidatos, informando, por exemplo, se eles têm candidatura indeferida pela Justiça eleitoral.

“Pensamos nisso quando foi aprovada a Lei da Ficha Limpa. Entrei em contato o juiz Márlon Reis [do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral] para que ele me assessorasse nesse aplicativo, onde o principal atrativo seriam as informações dos candidatos. Juntei com um amigo e fizemos um servidor na Internet, pegamos o banco de dados do TSE e colocamos nesse servidor para que o usuário possa obter todas as informações em tempo real”, disse Pieczarka Júnior.

Criado nas eleições de 2002, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) é uma organização da sociedade civil que reúne 51 entidades de diversos segmentos que tem o objetivo de fiscalizar e combater práticas de abuso de poder e corrupção eleitoral.

“Além de consultar, o eleitor pode fazer uma denúncia direta ao MCCE, de forma completamente anônima. E pode acompanhar o resultado da denúncia, pois o MCCE recebe o dado do celular e envia informações sobre o andamento daquele caso”, explicou.

O Transparência está disponível gratuitamente desde 19 de setembro na loja da Apple que comercializa aplicativos e, segundo Júnior, já teve mais de 2,5 mil downloads. Uma versão específica para celulares e dispositivos Android está sendo desenvolvida por outra equipe, do Paraná, e deve ficar pronta para ser baixada nos próximos dias.


Transparência combate corrupção

Para o consultor do aplicativo e um dos autores do projeto de lei da Ficha Limpa, o juiz de João Lisboa (MA) Márlon Reis, a ferramenta ajuda a combater o cerne da corrupção. “A base do combate à corrupção é a transparência. E o objetivo desse aplicativo é colocar na palma da mão das pessoas informações básicas, que permitem a tomada de dcisões eleitorais. Minha esposa, por exemplo, desistiu de votar num candidato porque não gostou do que viu nas certidões”, argumentou.

Segundo Reis, a obrigação dos candidatos informarem o nome dos doadores de suas campanhas durante o processo eleitoral --que passou a vigorar nesta eleição de 2012--, permite que o eleitor fiscalize os gastos durante a disputa.

“Com essa nova ferramenta, o eleitor pode saber se o candidato recebeu dinheiro de algum setor ou empresa e ainda ver os casos em que o candidato diz não ter recebido nada, mas tem uma campanha nas ruas”, afirmou Reis.

Nenhum comentário :

Postar um comentário