19/09/2012

Idosa que fez restauração desastrosa de “Ecce Homo” estuda pedir direitos autorais


Os advogados de Cecilia Gimenez, de 81 anos, autora da desastrosa restauração da pintura Ecce Homo de Borja, na Espanha, estudam cobrar direitos autorais pela imagem. Reportagem exibida nesta segunda-feira (17) pela rede espanhola TVE diz que empresas estão interessadas em divulgar a imagem em documentários e peças publicitárias.
A senhorinha ainda está sofrendo pela trapalhada e tem evitado dar entrevistas. Quando foi divulgado o caso, Cecilia disse que tinha “boas intenções”.
Desde o último sábado, a fundação Sancti Spiritus, que cuida do santuário onde está a obra, na cidade de Zaragoza, cobra entrada de 1 euro para visitantes. Antes da obra de Cecilia, a quantidade de turistas no local, nos meses de verão, não passava de 400. Apenas nas últimas três semanas, 30 mil pessoas estiveram por lá.
A família de Elías García Martínez, autor do Ecce Homo, quer a recuperação do quadro original. Mas o santuário ainda não sabe o que será feito. A fundação não pretende entrar em litígio por causa da obra.

(Amanda Polato)
Revista Época

Nenhum comentário :

Postar um comentário