24/10/2012

170 índios prometem cometer suicídio celetivo


Sonia Pereira compartilhou a foto de Hugo Lapa.
A IMPRENSA ABAFA, MAS NÓS EXPOMOS

PARA ENVIAR UM FORMULÁRIO À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA:

https://sistema.planalto.gov.br/falepr2/index.php

Assine também a petição que será entregue a justiça federal e a Presidência da República:

http://www.avaaz.org/po/petition/Salvemos_os_indios_GuaraniKaiowa_URGENTE/?ceqKDdb

MATÉRIAS:

http://www.agorams.com.br/jornal/2012/10/indigenas-ameacam-suicidio-coletivo-se-forem-despejados/

http://www.vermelho.org.br/ro/noticia.php?id_secao=1&id_noticia=196828

Veja também o site criado para auxiliar essa tribo contra os frequentes ataques dos fazendeiros da região: http://solidariedadeguaranikaiowa.wordpress.com/

Veja o comentário do jornalista Bob Fernandes sobre esse triste caso:

http://www.youtube.com/watch?v=NlPEZ3qKp1s

Sugestão de e-mail a ser enviado para a PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA:

Quero implorar a presidenta Dilma para tomar uma atitude contra o despejo dos 170 índios Guarani-Kaiowá de terras dos seus ancestrais no Mato Grosso do Sul, de acordo com a decisão da justiça federal. Eles ameaçam suicídio coletivo e essa situação é intolerável sob qualquer ponto de vista. Tenho certeza que a presidente Dilma será sensível a esse iminente desastre e tomará as medidas necessárias para evitar essa tragédia.

Obrigado pela atenção,

(Escreva seu nome)

OBS: É sempre importante especificar no formulário que se trata da tribo Guarani-Kaiowá do Mato Grosso do Sul, com 170 índios que estão sendo atacados pelos fazendeiros, prometendo suicídio coletivo e que estão sendo retirados de suas terras por uma decisão da justiça em favor de um fazendeiro da região.

TRECHO DA CARTA ENVIADA PELOS ÍNDIOS:

"Moramos na margem do rio Hovy há mais de um ano e estamos sem nenhuma assistência, isolados, cercado de pistoleiros e resistimos até hoje. Comemos comida uma vez por dia. Passamos tudo isso para recuperar o nosso território antigo Pyleito Kue/Mbarakay. De fato, sabemos muito bem que no centro desse nosso território antigo estão enterrados vários os nossos avôs, avós, bisavôs e bisavós, ali estão os cemitérios de todos nossos antepassados.

Cientes desse fato histórico, nós já vamos e queremos ser mortos e enterrados junto aos nossos antepassados aqui mesmo onde estamos hoje, por isso, pedimos ao Governo e Justiça Federal para não decretar a ordem de despejo/expulsão, mas solicitamos para decretar a nossa morte coletiva e para enterrar nós todos aqui.

Pedimos, de uma vez por todas, para decretar a nossa dizimação e extinção total, além de enviar vários tratores para cavar um grande buraco para jogar e enterrar os nossos corpos. Esse é nosso pedido aos juízes federais. Já aguardamos esta decisão da Justiça Federal. Decretem a nossa morte coletiva Guarani e Kaiowá de Pyelito Kue/Mbarakay e enterrem-nos aqui. Visto que decidimos integralmente a não sairmos daqui com vida e nem mortos.

Sabemos que não temos mais chance em sobreviver dignamente aqui em nosso território antigo, já sofremos muito e estamos todos massacrados e morrendo em ritmo acelerado. Sabemos que seremos expulsos daqui da margem do rio pela Justiça, porém não vamos sair da margem do rio. Como um povo nativo e indígena histórico, decidimos meramente em sermos mortos coletivamente aqui. Não temos outra opção esta é a nossa última decisão unânime diante do despacho da Justiça Federal de Navirai-MS."
A IMPRENSA ABAFA, MAS NÓS EXPOMOS

PARA ENVIAR UM FORMULÁRIO À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA:

https://sistema.planalto.gov.br/falepr2/index.php
...

Nenhum comentário :

Postar um comentário