30/10/2012

Imagens mostram desrespeito aos idosos no transporte público do Rio


Idosas chegam a ficar mais de 30 minutos sinalizando para os ônibus.
Motoristas não param e passageiros não cedem acento especial aos idosos.

Do G1 Rio
8 comentários
Ônibus que passa direto do ponto ao ver idosos sinalizando, passageiros que utilizam a cadeira especial e ignoram a presença dos mais velhos, fazem parte do desrespeito aos idosos quando o assunto é transporte público no Rio de Janeiro, conforme mostrou o RJ TV 1º edição.
A reportagem acompanhou duas senhoras tentando utilizar o transporte público: Regina e Martha. Regina, que mora no Itanhangá, Zona Oeste do Rio, precisou pegar um ônibus para Copacabana, na Zona Sul da cidade, onde tem médico. Para conseguir utilizar o transporte coletivo, a senhora de 74 anos contou que chega a ficar meia hora no ponto de ônibus.
“O idoso é muito maltratado pelos motoristas, eles não param, fica esticando o braço e eles não param”, disse. Eu tô falando com você e está me dando vontade de chorar. A garganta fica fechada”, desabafou.
Ao conseguir pegar o transporte, Regina deparou-se com outro problema: a falta de iniciativa dos outros passageiros em oferecer o acento especial ao idoso. “É uma falta de respeito com os mais velhos. A gente vai em pé. As mulheres ainda levantam, pior são os homens. Eles fingem que estão dormindo”, descreveu.
Com Martha, também com mais de 60 anos, a situação se repetiu. Quatro ônibus passaram, ela fez sinal durante mais de meia hora, debaixo do sol, mas os motoristas não pararam. “Está ardendo a minha pele. Me sinto mal, super mal. Triste e já estou chateada, nervosa”, confessou.

Nenhum comentário :

Postar um comentário