28/10/2012

Mais de 31,7 milhões vão às urnas no 2º turno das eleições neste domingo


G1 terá repórteres em todas as 50 cidades onde há disputa para prefeito.
Votação inicia às 8h e será encerrada às 17h do horário local.

Do G1, em São Paulo
Comente agora
Mais de 31,7 milhões de eleitores de 50 cidades brasileiras –  sendo 17 delas capitais – voltam às urnas neste domingo (28) para eleger seus prefeitos no segundo turno das eleições 2012(veja os 50 confrontos do 2º turno no infográfico ou na tabela abaixo).
G1 terá repórteres em todos os municípios onde há disputa.

Eleitor
A votação começa às 8h e termina às 17h do horário local, inclusive onde está vigente o horário de verão. O segundo turno ocorre nas cidades com mais de 200 mil eleitores onde nenhum candidato a prefeito tenha obtido mais de 50% dos votos válidos no primeiro turno.
Para votar, o eleitor deve apresentar um documento oficial com foto. O título não é obrigatório, mas é importante para localizar a seção eleitoral. Quem tiver de justificar a ausência também precisa do número do título para preencher o formulário.
Os eleitores que não votaram e não justificaram a ausência no primeiro turno das eleições devem votar normalmente no segundo turno ou justificar a ausência caso estejam fora do domicílio eleitoral, informa o Tribunal Superior Eleitoral.
Quem deixar de votar e não justificar por três eleições consecutivas – considerado cada turno uma eleição – terá o título eleitoral cancelado, o que impossibilita a emissão de passaporte, a inscrição em concurso público e a matrícula em instituição pública de ensino.
Municípios com segundo turnoDas 83 cidades do país com mais de 200 mil eleitores, onde seria possível ocorrer segundo turno, 33 definiram seus prefeitos no primeiro turno, realizado no último dia 7 de outubro.
Somente duas capitais (Palmas e Boa Vista) não podem ter segundo turno porque não têm quantidade suficiente de eleitores para isso.
Segundo o TSE, São Paulo é o estado com maior número de cidades onde haverá segundo turno (12), seguido por Rio de Janeiro (sete) e Paraná (cinco).
Veja a seguir as cidades onde candidatos a prefeito disputam o segundo turno este ano:

Nenhum comentário :

Postar um comentário