30/11/2012

10 mil artistas de rua e do circo vão ser recebidos por Bento XVI


Iniciativa promovida pelo Conselho Pontifício para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes, no Ano da Fé

D.R. | Artistas de circo, sala Paulo VI, Vaticano
Cidade do Vaticano, 30 nov 2012 (Ecclesia) – O Vaticano reúne entre hoje e amanhã 10 mil artistas de rua e do circo num encontro mundial que assinala o Ano da Fé e inclui um encontro com Bento XVI, no dia final da iniciativa.
O presidente do Conselho Pontifício para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes, cardeal Antonio Maria Vegliò, elogiou no jornal ‘L’Osservatore Romano’ a “disponibilidade” do Papa e fala da reunião como “um facto que é, por si só, excecional, para não dizer histórico, que confirma a atenção e proximidade da Igreja" a um mundo "tão particular”.
O evento, que junta “artesãos da festa popular”, na descrição do jornal do Vaticano, tem início marcado para as 18h00 (menos uma em Lisboa) de hoje, na Basílica de São Pedro.
“Artistas de circo, feirantes, de rua, bandas musicais e pitorescos artistas ambulantes – representantes daquela grande e heterogénea família que anima o espetáculo viajante – vão chegar em grande número à cidade [Roma] para testemunhar os valores que diariamente os levam às ruas do mundo e que na fé, precisamente, encontram a sua seiva vital”, refere o ‘Osservatore Romano’.
O cardeal Vegliò explica que a iniciativa nasceu do desejo destes artistas em “participar com mais vigor na missão da Igreja, que caminha ao lado de toda a humanidade”.
Os participantes vão oferecer um espetáculo na ‘Piazza del Popolo’, a partir das 20h30, e  no sábado, pelas 11h00 são recebidos pelo Papa na sala de audiências Paulo VI, após um percurso desde o Castelo Sant’Angelo, nos arredores da Cidade do Vaticano.
Ano da Fé, que coincide com a comemoração dos 50 anos da abertura do Concílio Vaticano II (1962-1965) e dos 20 anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica, foi convocado pelo Papa Bento XVI como um “momento de graça e de empenho para uma cada vez mais plena conversão a Deus”.
OC

Nenhum comentário :

Postar um comentário