29/11/2012

A COROA DO ADVENTO


ADVENTO - CHEGADA


O Advento (do latim Adventus: “chegada”, do verbo Advenire: “chegar a”) é o primeiro tempo do Ano litúrgico, o qual antecede o Natal. Para os cristãos, é um tempo de preparação e alegria, de expectativa, onde os fiéis, esperando a celebração memorial do Nascimento de Jesus Cristo, vivem o arrependimento e promovem a fraternidade e a Paz. No calendário religioso este tempo corresponde às quatro semanas que antecedem o Natal.
O Tempo do Advento é compreendido pelas quatro semanas que antecedem o Tempo do Natal e nos preparam para melhor vivermos as alegrias da Encarnação do Verbo de Deus que nos trouxe a Salvação com o Seu Santo Natal.

COROA DO ADVENTO
(Sugere-se uma pequena celebração para acender cada uma das velas da Coroa que pode ser feita pelo Celebrante logo no início da Santa Missa, após a acolhida inicial).
A Coroa do Advento, com o progressivo acender das quatro velas, domingo após domingo, até à solenidade do Natal do Senhor, é memória das várias etapas da História da Salvação antes de Cristo e símbolo da luz profética que, pouco a pouco, iluminava a noite alegre da espera do nascimento do Sol de justiça.
(Em casa ou na igreja, dispor um arranjo ou suporte com 4 velas (a serem acesas no I, II, III e IV Domingos do Advento).
Roxa: para ser acesa no I Domingo do Advento
Verde: para ser acesa no II domingo do Advento
Cor-de-rosa: para ser acesa no III Domingo do Advento
Branca: para ser acesa no IV Domingo do Advento
A partir da II Semana, as velas da Semana anterior já estão acesas no início da Celebração ou do Encontro do grupo ou da família.

Nenhum comentário :

Postar um comentário