27/11/2012

Bispos aprofundam reflexão sobre conjuntura social e política


Os membros do Consep que têm por definição estatutária da CNBB a missão de acompanhar a aplicação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil se dedicaram, na última parte da manhã desta terça-feira, 27 de novembro, ao da conjuntura mundial e nacional. A assessoria de política e a Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP) ofereceram contribuições para uma análise dos principais movimentos econômicos, políticos e culturais no mundo e no país.
Essa análise é sistematicamente feita nas reuniões dos conselhos da CNBB e na assembleia geral dos bispos e é sempre disponibilizada no site da Conferência mesmo não se tratando de documento oficial. Entre os assuntos colocados em relevo na análise da situação brasileira está a questão da Copa do Mundo de futebol e das Olimpíadas com questionamentos sobre as obras, sobre os riscos que esses eventos podem trazer para a população e os ganhos reais que deixarão para o país. Há deslocamento de populações que ocupavam áreas que agora são usadas para a construção de arenas de esporte e uma nuvem de preocupação está representada pelo risco de aumento de turismo sexual por ocasião desses eventos.
Outro assunto destacado, referindo-se a recente celebração do Dia da Consciência Negra, foram os avanços da luta pela igualdade racial com especial atenção aos estudantes negros por meio das cotas e pela demarcação, ainda que mínima, de terras de populações quilombolas. Dom Leonardo Steiner, secretário geral da CNBB, reforçou a importância da eleição do ministro Joaquim Barbosa para a presidência do Supremo Tribunal Federal como afirmação da força dos negros e da população mais pobre do país. Os grandes desafios que exigem mudanças e que permanecem na área da violência doméstica, por exemplo.
Padre Geraldo Martins, assessor de política da CNBB, fez um rápido relato de notícias do Congresso. Ele destacou seis temas. Primeiro: a CPMI do Cachoeira. A dificuldade em ler o relatório está na falta de acordo entre os parlamentares da Comissão que deve Indiciar 34 pessoas, incluindo o Carlos Cachoeira. A CPMI termina os trabalhos em 03 de dezembro. Segundo: CPI da pedofilia. Predomina o encaminhamento do aumento do rigor na pena sobre os agressores. Terceiro: Comissão da Verdade. Tratam de investigar assuntos relacionados a participação das religiões nos eventos analisados pela Comissão. Quarto: Plebiscito da redução da maioridade penal. Esse projeto está no Senado aguardando relator e preocupa, especialmente a Pastoral do Menor e outras. Quinto: Marco civil da internet. O tema não tem consenso, por enquanto. E o grande medo é o do censu ra. Sexto: PEC das empregadas domésticas. Mesmo com algumas discussões problemáticas a respeito do assunto, é preciso registrar que foi um avanço na luta pela valorização das trabalhadoras.
Os bispos receberam informações mais detalhadas de como foi realizado e o sentido do Seminário sobre o Marco Regulatório realizado pela CNBB no início do mês, em Brasília e que contou com a participação do ministro chefe da secretaria geral da presidência da República, Gilberto Carvalho. Entre as importantes contribuições do Seminário está a de “reconhecer explicitamente a existência e o papel das organizações religiosas, e de outras organizações vinculadas às Igrejas, como atores de participação ativa na sociedade por seu poder de organização, mobilização e autonomia nos processos de desenvolvimento social e democrático no país”.

Nenhum comentário :

Postar um comentário