28/11/2012

Dom Helder Câmara: amor e justiça, condição para a paz


Monges - Mosteiro de São Bento de Olinda


Morro - N.Sra. da Conceição

                                                                        Sé de Olinda



SÉ DE OLINDA: NOVO CARTÃO POSTAL


Os cartões postais da Sé de Olinda, que mostram o seu interior, vendidos nas bancas e camelôs já estão ultrapassados depois da repaginada por que passa a velha igreja, particularmente na recolocação do tríptico de altares principais, sejam o Altar Central (mor), a Capela de São Salvador do Sacramento (Eucaristia) e a Capela do Santo Cristo.

Se desde a década de oitenta do século passado fiéis e visitantes estavam habituados, logo a adentrar pela porta central, visualizar a simples e bela imagem da cruz no altar-mor, talvez num modelo da igreja 'heldiana', seja do Concílio da Vaticano II, (5) hoje o visitante perceberá um grande resplendor barroco em cujo centro está a histórica imagem de São Salvador do Mundo (séc. xvii?), recentemente reencarnada por Manoel Guimarães, artesão e restaurador de arte sacra.³

A Matriz do Salvador conhecida como a Sé de Olinda é  uma edificação que data, em suas fundações originais em taipa de 1537/1540, e cujas ampliações e reformas foram de 1599, portanto, concomitante as resoluções do Concílio de Trento (1545/63), no qual a contra-reforma católica buscou idéias para o combate as doutrinas reformistas, daí a lógica do antigo tríptico de altares: A valorização do dogma da transubstanciação presente na Eucaristia, na centralidade do Cristo Rei (São Salvador do Mundo) e no anúncio da morte/ressurreição do Cristo (altar do Santo Cristo).

Desta forma a recondução dos altares (retábulos) da Sé de Olinda, é uma sutil restauração do projeto original, particularmente na recolocação da imagem de São Salvador do Mundo em seu local de origem – no altar-mor, cujo belo resplendor recentemente instalado (vide imagem acima) é originário do forro da Matriz de Santo Antonio do Santíssimo Sacramento do Recife, posssivelmente do Século xviii. Embora que do altar-mor original não se tenha registros fotográficos, e que segundo tradições era esplendoroso e ocupava espaço bem maior que do que hoje se pode observar. (5) Todavia pelo menos uma parte dele, seja a mesa da celebração eucarística em jacarandá, seja um fragmento do que fora um dia o altar-mor original (restaurada igualmente por Guimarães).³

A Sé de Olinda é um desses monumentos históricos-religiosos que desde a sua fundação passou por profundas profanações, reformulações e releituras. 

a) Quadro de Frans Post (1662):
 b) Montagem da Sé atual sobre a obra de Frans Post:

De edifício possivelmente maneirista no século XVI, “em 1631, como tantos outros monumentos religiosos, a Sé ficou em ruínas após o grande incêndio que houve em Olinda, por ocasião da presença holandesa em Pernambuco. Dizem que até para estrebaria para cavalos foi de utilidade. No entanto, o prédio foi reconstruído na segunda metade do século XVII”.¹  O quadro de Frans Post de 1622, nos dá a idéia de como a Igreja de São Salvador encontrava-se depois da destruição flamenga.
Somente em 1669, expulsos os holandeses e com a edificação em ruínas, a capela-mor foi concluída e foi possível rezar missa, todavia sem ornamentos nem sinos e as portas da fachada só foram colocadas em 1676, ocasião em que foi criado o Bispado de Olinda (A Fronda dos Mazombos, p.176). O que demonstra o grau de carência econômica daqueles tempos, com a nobreza de Olinda em decadência.

Imaculada Conceição (Quadro existente na Sacristia)

Daí por diante muitas reformas foram realizadas no interior e no exterior do velho templo.  Em 1911, quando da elevação da Diocese a Arquidiocese, sendo bispo entre 1901 a 1915, dom Luiz Raimundo da Silva Brito, sua fachada foi remodelada em estilo neogótico, talvez em alusão a este fato. Em 1930, sob o governo de dom Miguel de Lima Valverde,  foi novamente modificado para o estilo neobarroco. E em1967/76, já sob o governo de dom Hélder Câmara através de grande projeto de pesquisa arqueológica, retomou traços do que possivelmente fora no século XVI/XVII.

Do restaram-lhe apenas os dois altares laterais à capela-mor, todavia da demais capelas, ao longo da nave, e onde existiam outros altares,  resta-lhe somente paredes e as esparças imagens de Nossa Senhora da Conceição, São Sebastião e uma tela da  Ùltima Ceia, ademais o vazio (o que poderia ser recomposto com alguns dos 12 painéis dos séculos XVII e XVIII, que lhes são pertencentes, e desde 1957 estão sob a guarda da pinacoteca do Museu Franciscano de Igarassu - galeria abaixo). 
  




Segundo a pesquisadora Semira Adler Vainsencherem 1974, a Sé passou por uma nova restauração, desta feita por intermédio do Programa de Restauração das Cidades Históricas, criado pelo Ministro João Paulo dos Reis Veloso; e, em 1976, a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco - Fundarpe – restituiu o estilo arquitetônico primitivo do templo.”1


O fato é que se nota que a Sé de Olinda, não obstante a sua importância simbólica de ser uma das três primeiras Sés do Brasil (Bahia (1575), Olinda e Rio de Janeiro (1676), e de onde partiam as diretrizes para a Igreja Católica até as fronteiras com o Maranhão, foi por anos negligenciada de forma que há registro que por muitos anos seu altar-mor, por volta dos anos de 1950, era casa de morcegos e muito de suas relíquias devem estar espalhadas sabe Deus por onde. Esse abandono deu-se possivelmente a partir da decadência de Olinda (século XVIII em diante) quando os bispos passaram a residir em Recife, virando as costas para a velha Sé.

E como última atualização, a transladação dos restos mortais dos bispos e arcebispos que encontravam-se no Mausoléu dos Bispos, para as capelas laterais à nave.

Do lado esquerdoDom Matias de Figueiredo Melo (*1687-+1694), considerado por seus contemporâneos como 'o bispo Santo', 2º Bispo de Pernambuco e 1º a ser sepultado nesta Igreja; dom Tomás Manuel de Noronha e Brito (*1770-+1847), dom João da Purificação A. Marques Perdigão (1779-1864); dom FranciscoCardoso Aires (*1821-+1870), - aquele que negou o enterro do general Abreu e Lima no Cemitério católico de Santo Amaro; e dom Thomás da Encarnação da Costa Lima (1774 -1784)  e quatro outros prelados não identificados. 




Do lado direito: Dom Luiz Raimundo da Silva Brito (1901-1915); dom Carlos Gouveia Coelho (1960-1964); dom Miquel de Lima Valverde (1922-1951) e de dom Hélder Pessoa  Câmara (1964-1985) (6), dom Lamartine Soares (n.1927-m.1985) e padre Antonio Henrique Pereira Neto (n.1940- m.1969), transferido do cemitério da Várzea (Recife-PE), considerado o mártir da ditadura militar. Juntam-se, assim, numa justa homenagem os três símbolos da Igreja de Olinda e Recife, que lutou pelos direitos humanos durante o período de ferro da Ditadura Mulitar no Brasil (1964 até a abertura democrática), em um justo resgate à memória da história antiga e recente da Igreja Católica no Brasil.







REFERÊNCIAS/NOTAS:
1. http://semiraadlervainsencher.blogspot.com.br/2009/05/se-de-olinda-pernambuco.html
2.  A Fronda dos Mazombos - 2ª Edição 2003 - Mello, Evaldo Cabral de Melo.
3. Site do Restaurador:http://manoelguimaraesartesacra.webnode.com/ 
4. A Identidade da Beleza. Dicionáro de artistas e artífices do Século XVI ou XIX. Vera Lúcia Costa Acioli. 
5. Há informações que essa iniciativa foi do então padre Marcelo Carvalheira, que teria mandado construir a parede que hoje se vê aos fundos da capela-mor, uma vez que a antiga capela tinha maiores dimensões, que hoje são ocupadas pelo cemitério existente na Sé. O motivo teria sido um grande vazio dado a ausência do retábulo-mor já destruído.
6. Os restos mortais de dom Helder Câmara foram exumados no dia 17 de agosto de 2012, dentro do rito estabelecido pelas leis canônicas. Intui-se que a transladação dos despojos do falecido, bem como de material recolhido na sepultura serão devidamente guardados à espera de processo canônico em vias de averiguação de santidade do falecido arcebispo. Em caso de ser o mesmo declarado 'servo de Deus' , 'beato' ou 'santo' esses despojos tranxsformam-se em relíquias.   


Imagens/Créditos:
1. Montagem do autor;
2. Quadro de Fraz Post (wikpedia);
3. Painel existente na Pinacoteca de Igarassu (http://brauliomouraetc.blogspot.com.br/
4. Sé de Olinda -  http://commons.wikimedia.org/wiki/File:S%C3%A9_de_Olinda_-_1975.jpg
5. http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=404&Itemid=1 

Para ler:
http://hzoom.com.br/pt-br/fotos/161?page=1
http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/vida-urbana/2012/09/03/interna_vidaurbana,394387/impasse-sobre-destino-do-maior-acervo-sacro-de-pernambuco.shtml 

Texto de Washington Luiz Peixoto Vieira 
Artigo atualizado em 13/09/2012

Nenhum comentário :

Postar um comentário