29/11/2012

Ficai atentos e orai! - Dom Sergio


Dom Sergio da Rocha


Estamos iniciando o novo Ano Litúrgico, com a celebração do primeiro domingo do Advento. A Igreja nos ensina que “o tempo do Advento possui dupla característica: sendo um tempo de preparação para a solenidade do Natal, em que se comemora a primeira vinda do Filho de Deus entre os homens, é também um tempo em que, por meio desta lembrança, voltam-se os corações para a expectativa da segunda vinda do Cristo no fim dos tempos. Por este duplo motivo, o tempo do Advento se apresenta como um tempo de piedosa e alegre expectativa” (Normas sobre o Ano Litúrgico, n.39). A cor litúrgica roxa, utilizada neste tempo litúrgico, nos convida à penitência e à conversão, em vista do advento de Cristo. 

O modo como iremos celebrar e viver o Natal dependerá muito de como nos dispomos a viver este tempo do Advento. Um Natal feliz, tal como sempre desejamos a todos, dependerá de um Advento vivido de modo frutuoso e, por isso, feliz. Além disso, de acordo com o espírito deste tempo litúrgico, precisamos também nos preparar, ao longo de toda a vida, para o encontro definitivo com o Senhor, no dia do juízo.

A Liturgia da Palavra nos mostra como deve ser a nossa preparação para o Advento do Senhor. No Evangelho, Jesus Cristo nos diz: “ficai atentos e orai a todo o momento” (Lc 21, 34). Ao invés do medo, as nossas atitudes devem ser: a vigilância sobre a própria conduta e a oração, assim como, a prontidão e a confiança em Deus, segundo a palavra proclamada: “levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima” (Lc 21,28).

 A Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses nos exorta a viver “na santidade, sem defeito aos olhos de Deus”, através do amor entre nós e para com todos (1Ts 3,12). Ninguém deverá jamais se acomodar em seu itinerário de vida cristã, mas deverá crescer sempre em santidade, “fazendo progressos ainda maiores”. Para tanto, suplicamos com o salmista: “mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos e fazei-me conhecer a vossa estrada!” (Sl 24). Necessitamos da sabedoria e da graça de Deus para viver bem este Advento e, assim, preparar bem o nosso encontro com o Senhor. Seja este Advento, tempo de reconciliação e de paz, a começar da nossa vida em família.

Em todo o Brasil, neste período, realiza-se a Campanha para a Evangelização, a ser concluída no dia 16, terceiro domingo do Advento, com uma coleta, lembrando que todos nós somos responsáveis pela evangelização e, por isso, devemos oferecer também a nossa partilha para a sustentação da ação evangelizadora da Igreja.

*Arcebispo Metropolitano de Brasília

Nenhum comentário :

Postar um comentário