28/11/2012

Livro reforça pluralidade da Padaria Espiritual


Outro lançamento marcado para hoje em Fortaleza é do livro "Padaria Espiritual - vários olhares", organizado pelos professores Gleudson Passos Cardoso e Sebastião Rogério Ponte.

A obra reúne textos sobre um dos mais importantes movimentos literários do Ceará, ocorrido na passagem do século XIX para XX. Participam da coletânea sete reconhecidos estudiosos da história e da literatura do Estado: Sânzio de Azevedo, Caterina de Saboya Oliveira, Janote Pires Marques, João Ernani Filho e Roberto Pontes, além dos próprios Gleudson Passos e Sebastião Rogério.

Membros da Padaria Espiritual reunidos: pioneirismo na produção intelectual e influência posterior na cultura cearense Foto: reprodução


A apresentação de diferentes olhares sobre o mesmo fenômeno possibilita ao leitor obter uma visão multifacetada do que foi a Padaria Espiritual - seus objetivos, integrantes, suas fases e, principalmente, seu pioneirismo e sua influência posterior na cultura cearense em diversos aspectos.

Não por acaso, o lançamento do livro acontece em 2012, aniversário de 120 anos de fundação da agremiação literária. A obra se inicia com uma análise minuciosa de Sânzio de Azevedo - responsável por tirar o movimento do esquecimento, por meio do lançamento de obras sobre o tema - sobre os artigos do irreverente Programa de Instalação da Padaria.

Em seguida, o historiador Sebastião Ponte analisa como foi possível o surgimento de uma agremiação artística tão singular em uma capital longe do "Sul maravilha". Ponte mostra ainda como os padeiros fascinavam e espantavam a Fortaleza do fim do século, com performances inusitadas.

Passam ainda pelo livro aspectos como o cotidiano da Padaria (com suas festas e "causos"), as preocupações em relação ao modelo de Estado e Nação que se desenhava no início da República, a defesa das festas afrodescendentes que vez ou outra ganhavam defesa nas páginas do periódico O Pão, e as paisagens construídas nos textos dessa mesma publicação.

Por fim, o pesquisador e literato Roberto Pontes encerra o livro com artigo sobre a peleja para a publicação do romance "Dona Guidinha do Poço", que tanto a Padaria quanto seu fundador, Antônio Sales, tentaram publicar, ainda no final do século XIX. Apesar dos esforços, apenas na metade do século seguinte a obra foi impressa.

A diversidade de abordagens em "Padaria Espiritual" reforça a pluralidade de temas e discussões relacionados ao grêmio, bem como sua importância para a construção do pensamento crítico e da produção intelectual no Estado.

LIVRO

Padaria Espiritual - vários olhares
Gleudson Passos Cardoso e Sebastião Rogério Ponte (org.)
Armazém da Cultura
2012, 184 páginas
R$ 38

ADRIANA MARTINSREPÓRTER
Diário do Nordeste

Nenhum comentário :

Postar um comentário