26/11/2012

Maria Luiza chega aos 70 anos amanhã

Antonio Viana*
Cheia de graça, de garra, de brilho. Essa é Maria Luiza Fontenele nossa musa, eterna prefeita, amiga, companheira, batalhadora, guerreira que não foge à luta e está sempre em busca de um mundo mais justo e melhor.

Desde os tempos em que morava na Fazenda Senegal, em Quixadá, já demonstrava a liderança entre os irmãos e amigos de brincadeira e escola. No Colégio Interno, era sempre a voluntária para as peças de teatro e apresentações em público, e já dava exemplo de solidariedade ao comer o quiabo do seu prato e do da irmã, que não suportava esse alimento.
Também foi por lá que proferiu o primeiro discurso, aos 12 anos, período que também começou a dar aulas para adultos. Mas foi no Liceu do Ceará, na década de 60, que se identificou com o Movimento Estudantil e deu início a uma caminhada de batalhas ao integrar o Colégio de Líderes e participar da campanha da chapa de oposição.
Já na Universidade cursando Serviço Social, destacou-se na eleição para presidente do Centro Acadêmico de Serviço Social. Ao terminar o curso casou-se com o economista e companheiro de atuação política acadêmica, Agamenon Almeida, com quem teve sua única filha, a hoje jornalista Andréa Fontenele de Almeida.
Do trabalho como Assistente Social no Programa de Habitação da Prefeitura de Fortaleza saiu para ser professora do Curso de Ciências Sociais da UFC, período no qual também cursou mestrado nos EUA, na Universidade de Vanderbilt. Mas, de volta ao Brasil, não pode deixar de se engajar na luta pela Anistia, com a fundação e atuação do Movimento Feminino pela Anistia. O combate à Ditadura Militar também foi sua bandeira de luta e seu trabalho foi o caminho para o Parlamento, para o qual foi eleita Deputada Estadual, em 1978 e reeleita em 1982. Lutando pelas Diretas Já, pela libertação da mulher e na Assembleia cearense rompeu com a proibição ao uso de calça comprida pelas mulheres.
Sua trajetória de vida e proposta de mudança levou a população de Fortaleza a elegê-la Prefeita em 1985, numa eleição surpreendente que venceu os históricos coronéis e foi pioneira, como primeira mulher prefeita de capital e de esquerda. Nesse período, enfrentou uma administração com muitas dificuldades e bastante conturbada. Porém, mais uma vez, seu exemplo de retidão e compromisso com seus princípios lhe deu vitória na eleição seguinte, para Deputada Federal.
Em Brasília, cumpriu mandato calcado na defesa dos direitos das mulheres, integrou o Fora Collor e assumiu campanha pela Democracia Direta, por perceber os limites da democracia representativa. Nesta terça-feira, 27/11/2012, a nossa Maria, ao completar 70 anos, mas com carinha de menina, continua a nos surpreender e mostrar que está sempre à frente do seu tempo.
Sua atuação, além de pautar uma série de lutas, está fora de qualquer processo eleitoral. Ela integra a Crítica Radical, grupo que analisa  a crise da política por considerar que o Estado está submetido ao poder econômico e que face à crise, não tem como resolver os problemas humanos. Ela acredita e quer contribuir para a construção de um novo movimento social numa perspectiva emancipatória.
• Festa para todos - O convite para os 70 anos da ex-deputada estadual, federal e prefeita de Fortaleza, Maria Luiza Fontenele, é extensivo a todas as pessoas que queiram participar. Será nesta terça-feira, 27, a partir das 18h30min, na Avenida da Universidade, 2158, em frente ao Teatro Bar Chico Anysio.
• Educação em boas mãos - Sobre nota divulgada em setores da imprensa, dando conta de que o secretário de Educação de Fortaleza, Elmano de Freitas, seria o titular de igual pasta em Maracanaú, o prefeito eleito Firmo Camurça (PR), informa que não há qualquer veracidade. Inclusive, o secretário de Educação do Município, Marcelo Farias, já foi convidado e aceitou permanecer no cargo. Trata-se de um profissional que vem desde a administração do ex-prefeito Júlio César e nos oito anos da gestão Roberto Pessoa, sob seu comando, a Educação alcançou importantes níveis de melhoria, inclusive, ranqueando Maracanaú com 10 das 100 Melhores Escolas do Estado, reconhecimento feito pelo Ministério da Educação.
• Entrevistas programadas - Nesta terça-feira, 27 de novembro, no horário de 10 às 11horas, na Cidade AM 860, deverei receber para uma entrevista ao vivo, o secretário de Infraestrutura do Estado, dr. Adahil Fontenele. Vamos conversar sobre as importantes obras estruturantes do Governo Estadual, em andamento, na capital e interior, bem como, sobre as que deverão ser inauguradas antes da Copa do Mundo de 2014. Já para a sexta-feira, 30/11, último dia do mês, no mesmo horário, o Política Especial receberá a jovem prefeita eleita de São Luís do Curu, Danielle Nunes, o seu esposo Marciano e o ex-prefeito Batista Nunes, que deverá ser peça importante no governo da filha, a quem repassará experiência e equilíbrio.
*Jornalista e radialista
Fonte: Jornal O Estado

Nenhum comentário :

Postar um comentário