27/11/2012

Maria Luiza Fontenele comemora 70 anos



A eleição direta de Maria Luiza marcou o fim dos "anos de chumbo", período de 21 anos de ditadura nos quais a política brasileira pautou-se pela mão de ferro dos militares, tendo sido a primeira mulher a ganhar eleição em capital

FOTO BANCO DE DADOS

Marina Solon

A comemoração dos 70 anos de idade da ex-prefeita de Fortaleza Maria Luiza Fontenele nos remete facilmente ao ano de 1985, quando foi eleita a primeira mulher prefeita de capital brasileira por voto direito. A eleição de Maria Luiza marcou o fim dos “anos de chumbo”, período de 21 anos de ditadura nos quais a política brasileira pautou-se pela mão de ferro dos militares. E marcou não só por trazer de volta a democracia, mas por sonorizar o grito rebelde de uma população ansiosa por mudanças que cresceu a ponto de renegar Paes de Andrade (PMDB) e Lúcio Alcântara (PFL), líderes das pesquisas às vésperas do dia da eleição. A maioria escolheu então a jovem petista que radicalmente apregoava discurso mudancista.
Ao som de “Maria, Maria”, canção de Milton Nascimento que dizia ser Maria uma mulher de força, gana e raça foi que ela se posicionou a favor das minorias e do socialismo. “A eleição de Maria Luiza inaugurou em Fortaleza essa rebeldia política que é característica do voto na Capital até hoje. Esse talvez seja o maior legado que ela tenha deixou”, analisa o cientista político Clésio Arruda. Maria Luiza assumiu a gerência da Capital em período onde o município não tinha autonomia financeira. Ela recusou-se a firmar aliança com o então governador do Estado, Tasso Jereissati (PSDB), e também com o então presidente da República, José Sarney (PMSB). Maria Luiza enfrentava dificuldade no repasse de verbas para Fortaleza, e chegou a acusar Sarney de boicotar sua gestão.
Com a prefeitura submersa em mar de dívidas, Maria Luiza enfrentou greve geral dos servidores municipais, a latente insatisfação popular e entrou em conflito interno com o PT. Em 1987 foi expulsa do partido. Após a saída do PT filiou-se ao PSB. No entanto, dizendo-se desiludida com o modelo político vigente, fundou em 2000 o grupo apartidário Crítica Radical. O grupo prega a anulação do voto e afirma que o capitalismo é um modelo político em crise.
A atual prefeita da Capital, Luizianne Lins (PT), classifica Maria Luiza como “um ser humano ímpar”. “Uma indomável lutadora, um exemplo para muitas de nós.”
 O quê
ENTENDA A NOTÍCIA
Maria Luiza Fontenele foi a primeira mulher eleita prefeita de capital brasileira por voto direto. Hoje ela completa 70 anos de idade, e a comemoração da data nos remete à historicidade da ex-prefeita.
 SERVIÇO 
 Comemoração dos 70 anos de Maria Luiza Fontenele
Quando: Hoje, às 18h30min 
Onde: Avenida da Universidade, 2158 - Benfica (Em frente ao Theatro Bar Chico Anysio)
Cronologia
1985 - 1989
Maria Luiza exerce seu primeiro e único mandato como prefeita de Fortaleza. Foi eleita democraticamente. Era filiada ao Partido dos Trbalhadores (PT). Antes já havia atuado no Poder Legislativo como deputada estadual. 

1987
É expulsa do PT. Decide então filiar-se ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). 

2000
Funda o movimento Crítica Radical, grupo apartidário de ideias marxistas que apregoa o fim do capitalismo e da ordem política vigente. 

2002
O grupo Crítica Radical estabelece o “Não Vote!” movimento de boicote às urnas.

Nenhum comentário :

Postar um comentário