26/11/2012

Movimento em defesa de patrimônio natural


A casa de Pedra, localizada em Umarizeiras, comunidade de São João dos Guerra, a mais de 40Km do Centro de Madalena, no Sertão Central, está precisa de atenção e preservação.
A denúncia é dos moradores das proximidades do local, e os membros do Centro Cultural de Arte Popular e Apoio ao Desenvolvimento Educacional e Social (CCAP Brasil), Organização Não-Governamental (ONG), fundada há quase 20 anos, na Vila de São José da Macoaca, também em Madalena.
Conforme a lenda, os índios que habitavam a região da Serra do Machado raptaram uma princesa indígena e a esconderam na Casa de Pedra. As grandes rochas e as cavernas foram transformadas em casa, com cômodos e móveis feitos de pedra para a jovem indígena morar. Logo depois, o mesmo cenário serviu para abrigar os tropeiros, durante as caminhadas entre os municípios de Santa Quitéria e Quixeramobim (antigo Campo Maior).
Além das lendas, a Casa de Pedra também mantém o “Cemitério de Anjinhos”. Segundo os moradores mais antigos, o campo-santo, com algumas cruzes de madeira, deve-se ao fato de sepultar os recém-nascidos, mortos antes de serem batizados, fora dos cemitérios, considerados anjinhos.
CONSERVAÇÃO
Para a psicóloga Célia Leite, presidente do CCAP Brasil, o desenvolvimento do turismo sustentável e ecológico será muito importante, não só para a região, como para a preservação do próprio monumento: “Observamos, facilmente, pichações nas rochas e percebemos também que pedaços dos minerais estãosendo levados pelos visitantes, comprometendo a estrutura da Casa de Pedra”, afirma. “Temos um valioso tesouro em nossas mãos, mas para ele não perder a sua riqueza é preciso conservá-lo”, complementa.

Algumas ações já foram tomadas para tornar a caverna um atrativo ecoturístico, como a visita realizada pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), solicitada pelo (CCAPBrasil). O gestor ambiental e geógrafo, Felipe Monteiro, esteve no local nos últimos dias, para orientar o processo de licenciamento para a exploração turística da caverna.
Segundo Felipe, a caverna forma labirintos internos e tem grande potencial. “É um lugar de muita beleza e acesso não muito difícil”, explica. A primeira visita foi de reconhecimento. Para obter o licenciamento para a exploração turística, são necessários estudos ambientais específicos, entre eles o levantamento topográfico e o mapeamento do patrimônio espeleológico e biológico.
Quem quiser conhecer a casa de pedra, saindo de Fortaleza, da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, são 176 km pela BR-020, até a Vila São José da Macaoca. À direita, são mais 28 km de asfalto, pela CE-366, até Lagoa do Mato, em Itatira. Dali, até o destino fina,l é preciso percorrer mais 17 km, de estrada carroçável. A Casa de Pedra é na antiga caieira do lugar, área de limite entre Itatira e Madalena, sendo patrimônio deste último município.
Jornal O Estado

Nenhum comentário :

Postar um comentário