01/11/2012

Sandy: apenas na castigada cidade de Nova York, 34 pessoas morreram


Apenas na castigada cidade de Nova York, 34 pessoas morreram.
Capitão de navio que naufragou ainda está desaparecido.

Do G1, com agências internacionais
29 comentários
O número de mortes na América do Norte em consequência da supertempestade Sandy, que causou destruição na Costa Leste dos Estados Unidos, subiru para 82 nesta quinta-feira (1º), em consequência de um aumento significativo no número de mortes confirmadas em Nova York e também em Nova Jersey, cuja costa foi devastada pelo fenômeno.
A contagem mais recentes de mortes na cidade de Nova York elevou o número para 34, informou a polícia nesta quinta. Quinze das mortes na cidade foram em Staten Island, ilha cuja área sudeste ficou totalmente alagada em consequência da elevação do nível do mar.
31 de outubro - Vista aérea dos estragos da supertempestade Sandy em Mantoloking, Nva Jersey (Foto: Doug Mills/AP)31 de outubro - Vista aérea dos estragos da supertempestade Sandy em Mantoloking, Nova Jersey (Foto: Doug Mills/AP)
A polícia de Nova Jersey confirmou que o número de mortos no Estado subiu para 12, à medida que equipes de resgate continuam vasculhando áreas devastadas.
A tempestade, que chegou a expandir-se por uma área de 1.600 quilômetros em determinado momento, perdeu força e tamanho, enquanto avança para o norte, a caminho do Canadá.
Os efeitos mais recentes de Sandy estão atingindo agora as montanhas Apalache.
Milhões de pessoas ficaram sem energia e sem serviço de transporte público ao longo da densamente povoada região costeira. A energia elétrica começa a ser religada aos poucos em Nova York.
Por enquanto, foram confirmadas 42 mortes no estado de Nova York - 32 delas apenas na cidade de Nova York -,  oito no estado de Nova York, nove em Maryland, 12 em Nova Jersey, seis na Pensilvânia, cinco na Virgínia Ocidental, quatro em Connecticut, duas na Virgínia, uma na Carolina do Norte e uma em Toronto, no Canadá.Agências oficiais alertaram que os números estão sujeitos a mudanças, podendo aumentar ou diminuir. Uma eventual redução acontecerá caso uma morte seja posteriormente confirmada como não sendo em consequência da tempestade.
Na Carolina do Norte, o capitão do navião HMS Bounty, que naugrafou a 201 quilômetros a sudeste da costa de Hatteras, na Carolina no Norte, ainda está desaparecido.
A morte de um homem que bateu de carro em uma árvore derrubada pela tempestade ainda não está confirmada como tendo sido causada por Sandy.
A companhia de energia de Nova York Consolidated Edison religou a energia em cerca de 2.000 residências da parte baixa de Manhattan e em 28.200 casas na região de Brighton Beach, no Brooklyn, na noite de quarta-feira (31), informou a empresa em comunicado.Recuperação
Nova York e outras cidades da Costa Leste tentam se recuperar e contar os prejuízos após a passagem da supertempestade Sandy, que castigou a região desde a noite de segunda-feira.
Os trabalhos de resgate de moradores presos nas regiões litorâneasa continuavam. Em vários pontos do Nordeste do país, proprietários voltaram pela primeira vez aos seus imóveis devastados por incêndios e inundações. As primeiras estimativas são de um custo de até US$ 15 bilhões para as seguradoras.
Em Nova York, duas redes subterrâneas de energia, que ficaram fora de serviço no domingo à noite em consequência das enchentes, foram recuperadas.
Na quarta, o prefeito Michael Bloomberg anunciou que o acesso de carros à ilha de Manhattan vai ser restrito até sexta, em uma tentativa de aliviar o trânsito, tornado ainda mais caótico na ilha após a tempestade.

Nenhum comentário :

Postar um comentário