27/11/2012

Seminário apresenta Cultura de Paz na teoria e prática


Trabalhos científicos, vivências e apresentações de exemplos de prevenção da violência e convivência harmoniosa estão no Seminário Cultura de Paz, Educação e Espiritualidade, que acontece de quarta (28) a sexta-feira (30), no Auditório Valnir Chagas, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. O encontro chega à terceira edição, promovido pelo  grupo de pesquisa Cultura de Paz, Espiritualidade, Juventudes e Docentes, coordenado pela Profª Kelma Matos, da Faced/UFC.  No Seminário, o presidente da Agência da Boa Notícia  Prof. Souto Paulino, é um dos palestrantes.
 
Professores de diversas redes de ensino, estudantes, pesquisadores do Norte, Nordeste e Sul do país, jornalistas e educadores sociais participam do evento. “Chegamos ao terceiro ano com esse trabalho de sensibilizar as pessoas – especialmente com foco em professores e dirigentes de escolas – para as experiências positivas de Cultura de Paz.”, diz a Profª Kelma. A transversalidade marca o encontro, “com a Cultura de Paz sendo relacionada à educação, ao respeito ao meio ambiente, à cura do corpo e do espírito, a arte...”, ressalta.

Ela destaca também o aspecto de o Seminário socializar iniciativas que resultam no bem-estar coletivo, antes que a violência se instale. Pelas apresentações já feitas nos seminários anteriores fica claro, observa Kelma, que as experiências Cultura de Paz existem em forma de teoria e prática. “Que sejam grandes ou pequenas o importante é que sirvam de exemplo dentro e fora das escolas. Essas relações vão formando um corpo de saberes e ações que reverberam socialmente”, afirma.

Muitas experiências foram estudadas pelo grupo de pesquisa, registradas em artigos e publicados nos livros Cultura de Paz, Ética e Espiritualidade I e II. O volume III da obra, organizada pela Profª Kelma Matos, será lançado na próxima quinta-feira (29), às 18h, como parte da programação do Seminário, no  Auditório Valnir Chagas.
   
Boa Notícia
                                                                                      
O Presidente da Agência da Boa Notícia, professor e jornalista Francisco Souto Paulino, tem a satisfação de ser convidado pela terceira vez para falar acerca do papel comunicação nessa construção da Cultura de Paz tão ansiada. Na quinta-feira (29), às 14h30min, ele participará da mesa “Cultura de Paz, Comunicação e Espiritualidade”, com a Profª Fátima Lima Verde, da Universidade Internacional da Paz (UNIPAZ), e a Profª Maria do Carmo Bonfim, da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Para o Prof. Souto Paulino, o Seminário “é um evento substancial que traz várias visões e apreciações que contribuem para a Cultura de Paz”. Ele ressalta o enfoque dado no sentido de uma comunicação mais eficiente, especialmente quando se trata da formação e educação de jovens que estarão em breve sendo responsáveis pelos destinos da sociedade. Ele faz questão de reconhecer e elogiar o trabalho realizado pela Profª Kelma e seu grupo de pesquisa Cultura de Paz, Espiritualidade, Juventudes e Docentes “por oferecer, pela terceira vez, esse evento do qual participam pessoas do Ceará e de outros estados”.

Programação
 
Quarta – Feira, 28-11-2012

Manhã
08h00min às 9h00min – Credenciamento
08h30min às 08h40min – Abertura
08h40min – Apresentação artística
09h00min – Mesa: Transversalidades e Cultura de Paz - Educação Ambiental e Educação Para a Paz – Prof. João Figueiredo (UFC); Profª Kelma Matos (UFC); Profª. Lúcia Helena Grangeiro (UECE); Prof. Marcos Teodorico (UFC)
11h00min – Troca de Ideias
11h20min – Socialização de Experiência – Terre dês Hommes (Direitos Humanos e Cultura de Paz) e Prof. Gerardo Carvalho (Cultura de paz e Cultura Popular na Literatura de Cordel)


Tarde
14h00min – Abertura
14h10min – Apresentação artística 14h30min – Mesa: A Educação e a Paz na Cura do Corpo e do Espírito - Profª. Claudia Pierre (URCA). Profª Daniele Furlani (FATECI). Dra. Jane Mello(UNIFOR);
16h30min – Troca de Ideias
17h00min – Socialização de Experiências Luciana Cordeiro (Reiki: A Cura Através da Imposição de Mãos)

Quinta – Feira, 29-11-2012

Manhã
08h30min às 08h40min – Abertura
08h40min – Apresentação artística –
09h00min – Mesa Educação Integral – Cultura de Paz, Saúde e Espiritualidade Profª. Ângela Linhares (UFC); Profª. Gisneide Everdosa (UNIFOR); Profª Socorro Sousa (UFC); 11h00min – Troca de Idéias
11h20min – Socialização de Experiência Ong  Brahma Kumaris


Tarde
14h00min – Abertura
14h10min – Apresentação artística –14h30min – Mesa: Cultura de Paz,  Comunicação e Espiritualidade - Profª Fátima Lima Verde (UNIPAZ); Profª Maria do Carmo Bonfim (UFPI); Prof. Paulino Souto
16h30min – Troca de ideias  
17h00min – Socialização de Experiências Prof. Rinardo Mesquita (Programa Geração da Paz: Uma Experiência em Construção (CREDE 02).
18h00min - Lançamento do livro - Cultura de Paz, Ética e Espiritualidade III – Profª Kelma Matos (Organizadora) – Auditório Valnir Chagas
                                                                                           
Sexta – Feira, 30-11-2012

Manhã
08h00min – Abertura
08h10min – Apresentação Artística – 08h20min às 12h00min – Oficinas Temáticas: 1.Biopsicologia – Instituto Visão Futuro Ceará - Neda Mattos 2.Consciência corporal - Rita Greene; Dança Circular - Lucineide Nobre; Diversidade Étnica e Cultura de Paz na Escola – Patrícia Matos; Empreendedorismo e Protagonismo Juvenil em Cultura de Paz – Jackson de Castro; Juventude, Justiça social e Cultura de paz - Frente de Assistência à Criança Carente - FACC Grupo Juventude Positiva; e Mediação de Conflito – Sinara Mota


Tarde
14h00min – Abertura
14h10min – Apresentação artística
14h30min às 17h00min - Apresentação de Trabalhos

As inscrições foram encerradas, mas Elizângela Lima, da Comissão Organizadora, explica que pessoas interessadas podem comparecer e, havendo vaga no auditório, podem assistir à programação. A entrada é uma lata de leite em pó.

Mais informações: Elizângela Lima, doutoranda em Educação e integrante da Comissão Organizadora – (fone: 85 8840 7169)


Boa Notícia

Nenhum comentário :

Postar um comentário