27/11/2012

Torre Eiffel ou Estátua da Liberdade? Escolha a sua preferida em "Paris versus New York"

Heloísa Dall'Antonia 
Do UOL, em São Paulo


Foi no metrô de Nova York que o artista gráfico Vahram Muratyan teve a inspiração de rabiscar num papel desenhos simples, representando, em pares, a visão norte-americana e a francesa de um mesmo tema. Na época, o parisiense de origem armênia morava em Nova York e ao mesmo tempo em que se encantava com a Big Apple, inevitavelmente a comparava com sua cidade natal. Disposto a dividir com seus amigos e familiares aquelas brincadeiras, Muratyan criou o blog Paris versus Nova York, cujo conteúdo chega agora ao Brasil em livro publicado pela Intrínseca.

Por cada uma das 224 páginas muito coloridas e com pouquíssimo texto, o leitor/turista sorri sem se dar conta pela composição divertida entre duas das cidades mais visitadas do mundo. Quasímodo ou King Kong? Grand Palais ou Grand Central? Torre Eiffel ou Estátua da Liberdade? CGG ou JFK? A brincadeira se estende por gastronomia, ícones culturais e até comportamentos.

Quem já teve a oportunidade de conhecer os dois locais vai se encantar ainda mais com o "duelo" e as sutilezas das ilustrações, que mostram que muitas vezes, mesmo separadas por um oceano, Paris e Nova York não são assim "tão" diferentes.

Ótima opção de presente para artistas gráficos e visitantes - de primeira viagem ou de longa data - das cidades.

Paris versus New York, de Vahram Muratyan

Foto 1 de 6 - A ideia de comparar as duas cidades surgiu quando o autor estava viajando de metrô, em Nova York Divulgação/Intrínseca

"Paris versus New York"
Vahram Muratyan
Intrínseca
224 páginas
Preço sugerido: R$29,90

Nenhum comentário :

Postar um comentário