28/11/2012

Visto para blogueira cubana visitar o Brasil


Apesar do visto, ela precisa de autorização do governo cubano para viajar.
Presidente Dilma Rousseff fará visita oficial a Cuba no próximo dia 31.

Do G1, em Brasília
50 comentários
O Ministério das Relações Exteriores concedeu nesta quarta (25), por meio da embaixada em Havana, visto para a blogueira e jornalista cubana Yoani Sánchez visitar o Brasil. Ela poderá viajar e permanecer no país por 30 dias contados a partir da entrada no país.
Apesar da concessão do visto, a blogueira ainda precisará de autorização do governo cubano para deixar o país.
Imagem divulgada pela blogueira no Twitter mostra o visto concedido pelo Brasil (Foto: Reprodução)Imagem divulgada pela blogueira no Twitter mostra o visto concedido pelo Brasil (Foto: Reprodução)
No último dia 24, a blogueira anunciou por meio de sua conta no Twitter ter enviado à embaixada do Brasil em Havana um pedido oficial à presidente Dilma Rousseff para que intercedesse junto ao o governo cubano a fim de que possa viajar ao Brasil. Na carta, Yoani também pede um encontro com a presidente Dilma Rousseff.
A blogueira Yoani Sanchéz, ganhadora do prêmio Ortega y Gasset de jornalismo digital na Espanha, em foto de 2008 (Foto: Adalberto Roque / AFP)A blogueira Yoani Sanchéz, ganhadora do prêmio Ortega y Gasset de jornalismo digital na Espanha, em foto de 2008 (Foto: Adalberto Roque / AFP)
A presidente fará visita oficial a Cuba no próximo dia 31. Ela ficará em Havana pelo menos dois dias. A viagem também prevê uma visita ao Haiti.
A cubana pretende participar, em Jequié, na Bahia, da pré-estreia do documentário “Conexão Cuba Honduras”, do documentarista baiano Dado Galvão, do qual é uma das personagens centrais. Adiada outras vezes devido à ausência da blogueira, a exibição do filme está prevista para 10 de fevereiro.
Desde que criou o blog "Generatión Y", em 2007, Yoani já teve 18 pedidos negados para deixar Cuba, três deles para vir ao Brasil, onde também tentou lançar seu livro “De Cuba com carinho” (Editora Contexto).
O Ministério das Relações divulgou no final da tarde uma nota sobre a concessão do visto à cubana. Leia a íntegra abaixo.
"Concessão de visto à Senhora Yoani Sánchez
25/01/2012 -
A Senhora Yoani Sánchez, de nacionalidade cubana, recebeu convite do cineasta Cláudio Galvão da Silva para comparecer à exibição de estréia do documentário “Conexão Cuba-Honduras”, em Jequié – Bahia, prevista para o dia 10 de fevereiro próximo.
Em 20 de janeiro, a Senhora Sánchez solicitou, junto à Embaixada do Brasil em Havana, visto de turista para viajar ao Brasil. O Ministério das Relações Exteriores informa que a Embaixada já concedeu o visto."



tópicos:
veja também

Nenhum comentário :

Postar um comentário