13/12/2012

Aparecida Silvino e Régis Teles compartilharam


foto de FortalezaCE.
Mais uma foto que enche de orgulho a todos nós cearenses, Compartilhem! \o/ 
Em 1980, quando da visita do Papa João Paulo Segundo a FortalezaCE, o inédito enco...Ver mais
Mais uma foto que enche de orgulho a todos nós cearenses, Compartilhem! \o/  
Em 1980, quando da visita do Papa João Paulo Segundo a @[146706532032603:274:FortalezaCE], o inédito encontro do Papa e Gonzagão, que homenaqeou sua santidade com sua música. Hoje, no centenário de Luiz Gonzaga, publicamos também esta foto histórica e rara.
Gonzaga não escondia sua devoção. Assim como todo nordestino (e em especial como todo sertanejo) nutria na fé a esperança de dias melhores. Em toda a sua vida, honrou a religiosidade naturalizada deste povo. Mas foi no ano de 1980 que o Rei do Baião realizou um de seus maiores sonhos: cantar para o Papa João Paulo II. Curiosamente, este mesmo ano marcou o reencontro de pai e filho - ele e Gonzaguinha - juntos saíram pelo Brasil com a turnê “Vida de Viajante”.

O encontro, no Estádio Plácido Castelo - nosso Castelão, em Fortaleza, no entanto, deixou algumas implicações para o Rei do Baião. “Entrei com aquela dificuldade toda. O povo invadiu quando viu que eu ia entrar. O povo me derrubou e passou por cima de mim. Eu saí do outro lado, sem sapato, sem sanfona. Cheguei perto do Papa, cantei para ele, cansado, ruim como o diabo. Mas quando ele pegou minha mão e disse ‘obrigado, cantador’, foi o grande momento da minha vida”, contou o próprio Gonzagão no livro da jornalista Regina Echeverria, Gonzaguinha e Gonzagão – Uma história brasileira.

A avalanche de gente - que resultou em três mortes e mais de cem feridos - aconteceu no momento em que Luiz Gonzaga esperava para entrar, tocar e cantar sua composição mais conhecida; a Asa Branca.

O encontro, evidentemente, rendeu uma música. “Obrigado, João Paulo II” foi composta no mesmo ano, em parceria com Gothardo Lemos, e gravada em um disco de 33 RPM.

Nenhum comentário :

Postar um comentário