14/12/2012

Bispos receberam Comenda Dom Helder Câmara no Senado



Quarta-feira, 12 de Dezembro de 2012 - 10:27:00

Bispos recebem Comenda Dom Helder Câmara no Senado

Data e horário: 
terça-feira, 11 Dezembro 2012 - 16:16
Créditos: Site da Arquidiocese de São Paulo
Redação com Canção Nova

Às 11h da manhã desta terça-feira, 11, no Senado Federal, foi concedida a Comenda Dom Helder Câmara a cinco cidadãos, entre os quais o cardeal dom Paulo Evaristo Arns, arcebispo emérito de São Paulo que foi representado pelo Pe. Jose Augusto Brasil, pároco da Paróquia São Geraldo de Perdizes e Juiz do Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese de São Paulo e dom José Maria Pires, arcebispo emérito da Paraíba;


A Comenda Dom Helder Câmara foi criada pelo Senado em 2010 para ser entregue a cidadãos que se destacaram na Defesa dos Direitos Humanos. Em outros anos também receberam a Comenda o cardeal dom Eugênio de Araújo Sales; o arcebispo dom Marcelo Pinto Carvalheira; os bispos dom Tomás Balduíno, dom Pedro Casaldáliga e dom Manuel da Cruz.



Dom Paulo Evaristo Arns nasceu em Forquilhinha, interior de Santa Catarina. Filho de pequenos agricultores, foi ordenado sacerdote em 1945. Durante 28 anos foi arcebispo de São Paulo. Na sua vida destacou-se principalmente pela sua luta em favor dos mais desfavorecidos da sociedade. Junto com a sua Irmã, Zilda Arns, em 1985, criou a pastoral da Criança.

Dom José Maria Pires foi arcebispo da Paraíba do período de março de 1966 a dezembro de 1995. Nasceu no interior de Minas Gerais, no Vale do Jequintinhonha. Diante da injustiça que os mais pobres sofriam, dedicou a sua vida à defendê-los criando o Centro de Defesa dos Direitos Humanos.


O bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia (MT), Dom Pedro Casaldáliga, que vem recebendo ameaças de morte, recebeu a solidariedade do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) na abertura da sessão especial destinada a conceder a Comenda Dom Helder Câmara a personalidades que se dedicaram à defesa dos direitos humanos.
 
 
 
De acordo com a Agência Senado, Inácio Arruda relatou em seu discurso que Dom Casaldáliga, que já foi agraciado com a Comenda Dom Helder Câmara, foi aconselhado, por motivos de segurança a se afastar provisoriamente de São Félix do Araguaia, região onde há intensos conflitos de terra. O senador lembrou a atuação do bispo em prol dos mais pobres, dos peões e dos índios xavantes.
 
 
 
Ele também informou que a Polícia Federal teve que escoltar Dom Casaldáliga até o aeroporto para que ele pudesse pegar um voo para Goiás, a fim de participar das comemorações dos 90 anos de aniversário de Dom Tomás Balduíno, outro prelado que já recebeu a Comenda de Direitos Humanos.

Nenhum comentário :

Postar um comentário