11/12/2012

Campanha para a Evangelização - Padre Brendan


Pe. Dr. Brendan Coleman Mc Donald – Redentorista
No domingo passado iniciamos, mais uma vez, um novo ano litúrgico. Cada ano litúrgico começa com o Advento – palavra que significa “vinda, chegada”, a chegada de Jesus o Messias na festa de Natal, comemoração de seu nascimento. O Advento consiste em quatro semanas durante as quais devemos preparar para o Natal. Para viver este período litúrgico mais intensamente a Conferência dos Bispos do Brasil criou em 1998 a Campanha para a Evangelização. Os objetivos principais desta campanha são despertar a nossa obrigação e compromisso com a evangelização e com a sustentação das atividades pastorais e evangelizadoras no Brasil.
Este ano de 2012 a Campanha para a Evangelização tem como lema a referência bíblica “Eu vi e dou o testemunho: Ele é o Filho de Deus” (Jo 1, 34). Este ano a Campanha se iniciou no dia 25 de novembro, festa de Cristo Rei do Universo, e segue até o 3º. Domingo do Advento, dia 16 de dezembro, quando haverá uma coleta especial em todas as paróquias e comunidades do Brasil, destinado para a evangelização. É oportuno salientar que a evangelização é uma missão de cada cristão batizada. No momento aqui no Brasil o trabalho de evangelização é um trabalho prioritário na Igreja. A 13º. Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, realizada no Vaticano de 7 a 28 de outubro, próximo passado, teve como tema a “Nova Evangelização para a transmissão da Fé”. Neste Sínodo o Santo Padre Bento XVl e os Bispos mostraram sua preocupação com a evangelização. Há uma frase conhecida que diz: “Ai de mim, se eu não evangelizar”.
Pessoas têm definições diferentes da palavra evangelização. Porém, há documentos da Igreja para nos orientar nisso. Em sua Exortação Apostólica Evangelii Nunciandi, o papa Paulo Vl nos alerta que “não haverá nunca evangelização verdadeira se o nome, a doutrina, a vida, as promessas, o Reino, o mistério de Jesus de Nazaré, Filho de Deus, não forem anunciados” (op. cit. 22). O Documento de Aparecida enfatizou a mesma coisa quando afirmou: “Conhecer a Jesus Cristo pela fé é nossa alegria; segui-lo, é uma graça; e transmitir este tesouro aos demais é uma tarefa que o Senhor nos confiou ao nos chamar e nos escolher” (DA, 18).
Entre os desafios que devem ser abordados na Campanha para a Evangelização podemos citar: o relativismo, o consumismo e o hedonismo. Precisamos encorajar o uso do Catecismo da Igreja Católica no processo de evangelização. No fim deste ano de 2012 somos convidados para evangelizar com dedicação, exemplo, criatividade e entusiasmo. Evangelização é a realização do mandato missionário universal de Cristo: “Ide e fazer com que todos os povos se tornem meus discípulos”.
Pe. Brendan Coleman Mc Donald, Redentorista e Assessor da CNBB Reg. NE1

Nenhum comentário :

Postar um comentário