30/12/2012

Chile quer expulsar estrangeiras que apoiam índios


MUNDO
América do Sul

Texto Juliana Batista | Foto DR | 30/12/2012 | 10:14
No Chile, o governo está a dar seguimento a um processo para expulsar duas mulheres italianas envolvidas em manifestações em defesa dos índios Mapuche
IMAGEM
O governo chileno está a dar continuidade a um processo que tem em vista a expulsão de duas italianas que, segundo versão oficial, estavam a fazer manifestações em prol do movimento Mapuche, um povo indígena da região centro-sul do Chile, que luta pela recuperação do seu território ancestral.

Italo Capurro, vice-cônsul da Itália em Temuco (capital da região de Araucanía, no Chile), disse, em declarações à agência Ansa, não ter detalhes sobre as duas mulheres, que foram filmadas e fotografadas na província de Meleco, região onde acontecem os maiores confrontos entre os mapuches e a polícia local. 

Para Andrés Molina, prefeito da região de Araucanía, «os estrangeiros são bem-vindos, mas não para tumultuar». Nos últimos dias o governo endureceu a postura em relação à região de Araucanía, defendendo que se pessoas de outras nacionalidades se envolvessem com o movimento Mapuche, seriam expulsas do país.

Nenhum comentário :

Postar um comentário