31/12/2012

Milhares de jovens cristãos rezam em «festa dos povos» para receber 2013


Encontro europeu promovido pela comunidade de Taizé, em Roma, vai repetir-se em Estrasburgo no próximo ano

Taize.fr | Irmão Alois, Roma, 30.12.2012
Roma, 31 dez 2012 (Ecclesia) – Mais de 40 mil jovens cristãos, incluindo centenas de portugueses, celebram hoje em Roma uma ‘festa dos povos’, promovida pela comunidade ecuménica de Taizé, após uma vigília de oração que antecede a chegada de 2013.
A iniciativa insere-se no encontro europeu que decorre na capital italiana, com momentos de celebração nas basílicas e grandes igrejas do centro da cidade e, esta noite, nas paróquias de acolhimento.
Na sua meditação deste domingo, o prior da Comunidade de Taizé, irmão Alois, destacou a importância da reconciliação no mundo de hoje.
“Não estamos condenados à resignação ou à passividade, porque Cristo veio reconciliar o que parecia para sempre oposto. Na cruz, ele abriu os braços para todos. É ele a nossa paz! A reconciliação começa quando olhamos juntos para ele”, declarou.
Os participantes reuniram-se no sábado à noite com Bento XVI, no Vaticano, para um momento de oração, durante o qual o irmão Alois lhe ofereceu um cesto chamado «agaseke» com sementes de sorgo, vindo do Ruanda.
“Os jovens africanos deram-nos também estes pequenos cestos para cada país da Europa e também um para cada um dos outros continentes. Vamo-los distribuir nesta noite para saudar os povos presentes no nosso encontro. Que esta semente de esperança floresça por todo o mundo”, referiu o prior de Taizé, ao repetir o gesto, este domingo.
O responsável anunciou ainda que o próximo Encontro Europeu, de 28 de dezembro de 2013 a 1 de janeiro de 2014, terá lugar na cidade de Estrasburgo (França), “um símbolo da reconciliação na Europa”.
O secretário-geral das Nações Unidas, enviou uma mensagem aos jovens reunidos em Roma, “num tempo de profundo tumulto e transição”.
“O desemprego jovem bate recordes. Outros estão presos em salários baixos ou trabalhos sem saída apesar da boa educação. Temos de trabalhar juntos para realizar o vosso potencial e beneficiar da vossa energia, ideias e liderança”, escreve, num texto divulgado pelo site da Comunidade de Taizé.
Também o presidente do Conselho Europeu, Herman van Rompuy, dirigiu uma saudação aos participantes, na qual fala da fé como “adesão a um mistério”.
OC

Nenhum comentário :

Postar um comentário