10/12/2012

Fortaleza: Concerto de Natal emociona milhares de pessoas na Catedral


O evento aconteceu na Catedral Metropolitana de Fortaleza e contou com a presença do Coral Noite de Belém e da Orquestra de Belém
FOTOS IGOR DE MELO
Apresentação do coral infantil foi novidade do Concerto de Natal este ano na Sé Catedral

“Éuma maneira de resgatar a cultura, a arte e a espiritualidade em torno do espírito de Natal”, disse o vigário Clairton Alexandrino. “Ajuda a gente a sonhar mais, a ter mais esperança no homem”, acredita a comerciante Miriam Harasawa, 55. “Já cantaram a música do velhinho, pai?”, perguntava a pequena Geovana, de quatro anos, logo na chegada.

O Grande Concerto de Natal - Domingo de Luz vem se firmando como parte da programação de família nos dezembros do Menino Jesus. Ao som de canções, como Noite Feliz, Ave Maria, O Velhinho, Natal das Crianças, executadas pelo Coral Noite de Belém e pela Orquestra de Belém, milhares de pessoas celebraram o significado da data cristã, ontem, na Catedral Metropolitana de Fortaleza, na 5ª edição do evento.
“É a terceira vez que eu venho. A cada ano é mais bonito, mais organizado. Agora, com a igreja reformada faz gosto de vir porque valoriza um patrimônio que é nosso”, destacou Miriam.
A banda de música da 10ª região militar recebeu o público, no pátio da igreja. De acordo com um dos organizadores do evento, Rubens Frota, a novidade deste ano foi a participação das crianças no coral, composto, tradicionalmente, pelas 120 vozes adultas. Além da orquestra regida pelo maestro Poty Fontenele, uma encenação de Maria e José conduzindo o menino Jesus ao templo também emocionou as pessoas. “Não tem como não ficar arrepiado”, evidenciou a bancária Leila Zaidan , 51, ao lado da filha e do marido. “A mensagem é bonita e ainda podemos ter contato com a cultura da música clássica”, lembrou a professora Maria Lúcia Bosi, 35.
Padre Clairton, pároco da Catedral, explicou que o Concerto é um momento importante para a catedral de Fortaleza, já que há séculos, as igrejas oferecem concertos. “Queremos resgatar isso. Dessa forma, preparamos as pessoas para o verdadeiro Natal e fora do sentido de vendas, de um Natal do comércio”, enfatizou. O padre reafirmou a necessidade de se prezar o significado do amor, do perdão e da fraternidade.
Empresas privadas, Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania(AMC) e polícia foram responsáveis pela segurança do local e entorno, que chamou a atenção de alguns pela sujeira. “Quanto lixo!”, diziam alguns que chegavam. Apesar de gratuita a entrada, foi pedido que o público levasse leite em pó para doação ao Iprede, instituição cearense referência no tratamento da desnutrição infantil.
 Como
ENTENDA A NOTÍCIA

A 5ª edição do Grande Concerto de Natal aconteceu ontem. Com um repertório de músicas tradicionais do período natalino, o evento contou com a participação das crianças durante a apresentação da orquestra.
O Povo

Nenhum comentário :

Postar um comentário