12/12/2012

Hugo Chávez já foi operado e se recupera, diz vice-presidente venezuelano

do UOL, em São Paulo


Máduro anuncia o sucesso da operação de Hugo Chávez, que durou 6 horasO vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou na noite desta terça-feira (11), em pronunciamento na rádio e na TV, que  foi bem sucedida a cirurgia que Hugo Chávez foi submetido para a retirada de um tumor na região pélvica.
De acordo com Maduro, a operação, realizada em hospital de Havana (Cuba), durou seis horas e terminou por volta das 0h (horário de Brasília). Durante o anúncio, o ex-presidente elogiou o "comandante" e pediu aos adversários políticos que "cessem de destilar ódio contra Chávez e a pátria".
Após o pronunciamento, Nicolás Maduro fez discurso durante uma vigília em apoio a Chávez realizada na praça Bolívar, no centro de Caracas. Nicolás Maduro ressaltou o convênio, feito há 12 anos, com o governo de Cuba, para tratar cidadãos venezuelanos em hospitais cubanos. Segundo ele, "por todos os bairros encontram-se homens e mulheres que foram curados em Cuba." Chávez seria, para ele, apenas um paciente mais. Um padre celebrou, em seguida, uma oração, por volta das 0h30 desta quarta-feira (12) (horário de Brasília).
Chávez anunciou no último sábado (8) que viajaria novamente a Cuba para ser submetido a mais uma cirurgia para a retirada de um tumor na região pélvica. No dia, Chávez designou Maduro como seu sucessor em caso de um cenário no qual não possa assumir o governo em 6 de janeiro, quando começa o novo período constitucional.
A Constituição da Venezuela estipula que uma nova eleição deve ser convocada em 30 dias caso Chávez fique incapacitado de tomar posse. 
Se for realizada uma nova eleição, o candidato da oposição Henrique Capriles, que perdeu para Chávez na eleição presidencial em outubro, mas obteve o recorde de 6,5 milhões de votos para a oposição, poderia ter uma segunda chance de chegar ao poder.
Pesquisas de opinião do passado indicam que Capriles é mais popular do que todos os principais aliados de Chávez. Mas Maduro, um ex-motorista de ônibus que também é o chanceler de Chávez, é o mais popular entre eles e teria a vantagem de ter sido indicado pelo presidente. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário