02/12/2012

Novo ano do calendário católico começa sob o signo da esperança


Ciclo litúrgico abre-se este domingo com a preparação da celebração do Natal, nas quatro semanas do Advento

Lusa
Lisboa, 01 dez 2012 (Ecclesia) – A Igreja Católica começa este domingo um novo ano do seu calendário litúrgico sob o signo da “esperança” que marca o tempo do Advento, as quatro semanas de preparação para a festa do Natal.
“Para nós cristãos, esta é uma espera certa, sabemos que aquele que esperamos não é uma utopia”, refere o padre Ricardo Neves, pároco do Estoril (Patriarcado de Lisboa), em declarações ao programa da Igreja Católica na Antena 1 que podem ser acompanhadas este domingo, a partir das 06h00.
O sacerdote admite que o momento difícil do país e as “inquietações” sobre o futuro tornam esta mensagem ainda mais relevante: “Pode haver uma tentação de acharmos que as soluções que estamos a desenhar e também as soluções que a fé desenha são apenas uma ajuda para remediar”.
“A fé diz-nos que estamos a caminho da plenitude, de um tempo em que não só estaremos melhor, mas estaremos completos, um tempo que já não estará atravessado pela precariedade”, acrescenta.
O sacerdote fala, por isso, do tempo de Advento como uma “caminhada para o total, para a alegria, para a festa”.
Para o padre Ricardo Neves, a esperança cristã é mais do que desejar “dias melhores”, mas fundamenta-se na “vida humana desenhada e vivida por Jesus”.
“A esperança cristã não deixa o homem entregue a si próprio, porque sabe que Deus também é um protagonista da nossa história”, precisa.
As três primeiras semanas do Advento surgem como um tempo penitencial marcado pelo convite à vigilância, arrependimento e reconciliação com Deus.
A partir de 17 de dezembro a liturgia adventícia, pautada pela cor roxa, acentua a espera pela festa do nascimento de Jesus, que os católicos assinalam a 25 de dezembro.
As manifestações do Advento, palavra de origem latina [adventus] que significa “vinda” ou “chegada”, expressam-se na coroa de ramos verdes com quatro velas, que se acendem aos domingos, bem como na armação do presépio, entre outras práticas.
Para o padre Emanuel Matos Silva, diretor do Serviço de Pastoral Litúrgica do Santuário de Fátima, este é “um tempo de desejo e de espera mas é, sobretudo, um tempo de aprender a esperar, de aprender a viver esperando”.
O movimento católico ‘Pax Christi’ lançou uma brochura com contributos para a celebração do Advento, que este ano tem por tema ‘Preparemos o caminho’ e como ideia central “a paz”.
A Santa Sé disponibiliza uma secção especial, na sua página online, para acompanhar as celebrações do Papa nestas quatro semanas.
O início do tempo litúrgico do Advento e os projetos de preparação para o Natal vão estar também em destaque no Programa ECCLESIA na Antena 1, ao longo da próxima semana (segunda-feira a sexta-feira, 22h45).
PRE/OC

Nenhum comentário :

Postar um comentário