12/12/2012

Papa convida a preparar Natal num mundo «distraído»


Bento XVI convidou hoje os católicos a prepararem a festa do Natal com o testemunho da “presença” de Deus, que vem “ao encontro de cada ser humano”, num mundo “distraído”.
“Com a nossa fé, a nossa esperança e a nossa caridade somos chamados todos os dias a ver e testemunhar esta presença [de Deus], num mundo muitas vezes superficial e distraído, para fazer resplandecer na nossa vida a luz que iluminou a gruta de Belém”, disse o Papa, na audiência pública desta semana, que reuniu milhares de pessoas na sala Paulo VI, do Vaticano.
Bento XVI refletiu sobre o tempo litúrgico do ‘Advento’, as semanas que precedem a celebração natalícia no calendário católico, um termo que “significa vinda, presença, e que antigamente indicava mesmo a chegada do rei ou imperador a uma determinada província”.
“O Advento recorda-nos sempre de novo que Deus não deixou o mundo, não está ausente, não nos abandonou a nós mesmos, mas vem ao nosso encontro de várias maneiras, que temos de aprender a discernir”, acrescentou.
Em português, o Papa falou sobre a “Revelação, a comunicação que Deus faz de si mesmo e do seu desígnio de benevolência e de amor”, que se insere “no tempo e na história dos homens”.
“A Sagrada Escritura ensina que Deus, desde o início, veio ao encontro do homem, chamando-o a uma íntima comunhão com Ele. E mesmo quando o homem se afastou dele pela desobediência, Deus não cessou de oferecer ao homem a sua aliança”, prosseguiu.
Bento XVI afirmou, assim, que “a fé é alimentada pela descoberta e a memória de Deus sempre fiel, que guia a história e constitui o fundamento seguro e estável” da vida.
Durante a audiência geral, o Papa evocou a celebração da festa litúrgica de Nossa Senhora de Guadalupe, “padroeira da América e da nova evangelização”.
OC
Agência Ecclesia

Nenhum comentário :

Postar um comentário