11/12/2012

Uma quinta para todas as gerações


PORTUGAL
Cacém
Uma quinta para todas as gerações
Texto Juliana Batista | Foto DR | 11/12/2012 | 07:51
Num «local de extrema calma, tranquilidade e beleza» vão realizar-se várias atividades, pensadas para um público dos oito aos 80. As dinâmicas inserem-se num programa de «grande sensibilidade social», apoiado pelos missionários da Consolata
IMAGEM
A Quinta do Castelo, no Cacém, vai ter outra cor no próximo sábado, 15 de dezembro. Com entrada gratuita, e com atividades pensadas para crianças, jovens, adultos e idosos, os visitantes vão poder assistir à peça de teatro «Peter Pan», a uma palestra sobre saúde infantil, realizar workshops, fazer fisioterapia em grupo, participar numa aula de pilates e, entre outras atividades, poderão praticar rappel. 

O programa pretende dar a conhecer as Atividades Socioculturais dos Missionários da Consolata (ASMC), um projeto «com grande preocupação e sensibilidade social» que terá início em 2013, explicou Ana Linhares, coordenadora geral da Quinta do Castelo. Dinamizadas por vários profissionais, estão previstas atividades para todas as idades ao longo do próximo ano. A pensar nos mais pequenos, vão existir cinco clubes: teatro, coro, agricultura, artes e dança. 

Para jovens e adultos, estão previstas aulas de trabalhos manuais (tricot, crochet e bordados), mas também atividades desportivas. Especialmente dirigidas a idosos, serão dinamizadas ações de fisioterapia, terapias alternativas e «ginástica controlada como o pilates», informou Ana Linhares. 

Além de sessões de conversa e troca de ideias com jovens adultos, irá também decorrer um projeto de exploração agrícola, que terá «técnicos especialistas a orientar toda a produção, formando pessoas que tenham vontade de ter a sua própria horta, sem que para isso tenham que pagar a terra. Será uma produção para todos e todos ganham», explicou esta responsável à FÁTIMA MISSIONÁRIA. 

Propriedade do Instituto Missionário da Consolata (IMC), atualmente sem qualquer atividade, a Quinta do Castelo é descrita por Ana Linhares como um «local de extrema calma, tranquilidade e beleza, com infraestruturas» adequadas ao projeto a implementar. «As nossas atividades estão intimamente ligadas com o carisma do IMC. Temos como objetivo mostrar que é possível fazer atividades diferentes, em família, promovendo o bem-estar de todos. Não temos como objetivo direto a evangelização, preferimos que decidam vir para o nosso grupo, pela admiração e compreensão do nosso carisma», referiu. 

As Atividades Socioculturais dos Missionários da Consolata serão dinamizadas por «profissionais formados nas áreas específicas», disse Ana Linhares. «Com este projeto esperamos marcar a diferença numa sociedade que cada vez mais se encontra sem esperança, sem objetivos, sem futuro. Mostrar que somos úteis em qualquer idade e que todos temos valores preciosos que possam ser transmitidos de geração em geração num ambiente familiar, é o nosso objetivo», sublinhou a coordenadora geral da Quinta do Castelo.

Nenhum comentário :

Postar um comentário