05/01/2013

Comunidade ucraniana prepara Natal


Para festejar condignamente a quadra, os ucranianos vivem a Quaresma de preparação para o Natal, a partir de 28 de novembro. O padre Silvio Litvinczuk, da Ordem Basiliana de São Josafat, explica que se trata de um tempo de “renúncia para acolher Jesus Cristo”. 

Antes das festas natalinas, a 19 de dezembro, celebram a festa de São Nicolau, bispo de Mira. “Revive-se o amor ao próximo”, salienta o sacerdote de 33 anos, a viver há quatro anos e meio em Fátima. É uma festa muito importante, especialmente para as crianças, pois é uma data em que recebem doces. Mas também há cenas teatralizadas representando a luta entre o bem e o mal. 

A celebração de “Emanuel – Deus connosco” com a Santa Missa, equivalente à noite da Consoada para os católicos, realiza-se de 6 para 7 de janeiro, na capela Bizantina Domus Pacis, em Fátima. “O importante na celebração litúrgica são os cantos que recordam o nascimento de Jesus”, assinala o sacerdote que prevê a participação de mais de cinco centenas de pessoas. Depois da Eucaristia, as famílias festejam à mesa com uma refeição. Na ceia, o prato principal é feito à base de trigo cozinhado com mel, sementes de papoila e vários frutos secos. Não há consumo de bebidas alcoólicas nem de carne. É também a 6 de janeiro que os mais pequenos são convidados a enfeitar a árvore de Natal, que é mantida até 12 de fevereiro.


Fátima Missionária

Nenhum comentário :

Postar um comentário