31/01/2013

TDAH Fortaleza investe no esporte como motivação na terapia infantil


Ansiedade, depressão, déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) são expressões cada vez mais comuns no nosso dia a dia. Com mais informações e profissionais preparados para realizar diagnósticos corretos, muitos pais descobrem que seus filhos apresentam um destes problemas. O desafio é encontrar o tratamento que mais se adéqua à criança ou adolescente.

Com a grande vantagem do baixo custo para as famílias, maior motivação da criança e o compartilhamento de experiências entre o grupo de pais, a terapia esportiva, muito difundida em Barcelona, chega a Fortaleza. Segundo o psicólogo e diretor da Unidade TDAH Fortaleza, Fernando Bryt, a terapia esportiva e seus benefícios já são pesquisados em Fortaleza desde 2010, pela Universidade Estadual do Ceará. Ainda de acordo com o especialista, os resultados do método têm sido avaliados em estudos acadêmicos da Universidade Ramon Llull, comprovando melhoras significativas e satisfação dos que utilizam a técnica terapêutica.

A terapia esportiva, aponta o psicólogo, é inovadora ao utilizar o esporte como ambientação e motivação para crianças e adolescentes. É indicada para quem apresenta algum quadro de ansiedade, timidez, baixa autoestima, depressão ou TDAH.

Conforme o especialista, na terapia esportiva os treinos não são apenas das habilidades esportivas, mas principalmente das habilidades de superação pessoal e inteligência emocional.  “Para melhorar nessas condutas, definimos juntos metas e desafios pessoais em cada encontro. Apoiamos aos participantes com uma série de jogos de motivação e estratégias que mostraram ser muito favoráveis em outras crianças e jovens. Outro fator de êxito terapêutico deste projeto é a própria motivação da criança e do jovem na atividade. Em nossa experiência na psicologia clínica, a criança vai muito mais motivada à terapia esportiva”, explica Bryt.

Existem várias estratégias para conseguir os objetivos da terapia. Segundo esclarece o psicólogo, um dos segredos é deixar pra lá os problemas, críticas, sermões, castigos e focar nas metas e desafios, reconhecer os esforços e premiar estes como se fossem triunfos esportivos.

Terapia
A terapia esportiva da Unidade TDAH Fortaleza possui dois tipos de grupos. O grupo A de atividades lúdicas esportivas não competitivas (Multiesport) é indicado para crianças de 6 a 12 anos e o grupo B para crianças de 9 a 13 anos que gostam muito de futebol.

As sessões terapêuticas têm duração de uma hora e são coordenadas pelo psicólogo e um professor de educação física, além de assistentes. “As idades são um referencial, mais recebemos crianças menores e adolescentes até 17”, afirma.

Os pais interessados podem procurar a Unidade TDAH Fortaleza, já que em fevereiro iniciam as primeiras turmas do projeto na cidade. (Com informações da jornalista Jessica Fortes, do jornal O Estado)

Mais informações:
Turmas: terça-feira ou sábado
Grupo A 16h a 17h Multiesport de 6 a 12 anos
Grupo B 17h a 18h Futebol de 9 a 13 anos
Local: Colégio Universidade Infantil, Rua Coronel Honório Vieira, 11 - Cidade dos Funcionários.  
Para inscrições enviar um email: ferbryt@gmail.com
Mais informação em   www.tdah-fortaleza.blogspot.com.br      
Fone: (85) 3472.4715 / 8622.2131



Boa Notícia

Nenhum comentário :

Postar um comentário