Na data, além das missas, ainda será assinada a ordem de serviço para construir o aeroporto da cidade
Amanhã, os católicos se unem nas festividades comemorativas ao Dia do Romeiro, que inicia o calendário religioso de 2013 FOTO: ANTÔNIO CARLOS ALVES
Canindé A Igreja Católica em Canindé comemora, neste domingo, dia 3 de fevereiro, o Dia do Romeiro. A data encerra o ciclo de romarias no Santuário de São Francisco das Chagas e abre oficialmente a programação religiosa para este ano.
Para os fieis, assim como para o pároco do santuário, a data representa um momento de integração e também de aprendizado. "Quem vem aqui fica entusiasmado e sai radiante, numa demonstração de fé e devoção a São Francisco na caminhada profunda ao santo vivo, como fez Jesus. O Dia do Romeiro é um dia de ação de graças, para que os fiéis tenham amor profundo por São Francisco e pelo santuário", diz o Frei João Amilton dos Santos, pároco da Basílica e reitor do Santuário.
A programação da festa do Romeiro contará com missas, celebradas às 5h, às 7h, às 9h e às 11 horas, na Basílica. Já às 17 horas, tem missa solene em Ação de Graças ao Dia do Romeiro, na Quadra da Gruta de Nossa Senhora de Lurdes.
Logo depois, às 18 horas, uma procissão com o Painel de São Francisco deverá reunir a população e os romeiros pelas principais ruas de Canindé. Após a procissão, acontece o encerramento dos festejos com a bênção do relicário, dada por frei Joãozinho Sanning.
Depois do retorno do Painel do santo, acontecem várias homenagens aos responsáveis pelas romarias e outras atrações. Durante o dia, violeiros, como Geraldo Amâncio, Zé Maria de Fortaleza, Moacir Laurentino e artistas locais irão se apresentar no palco instalado na praça da Basílica de São Francisco.
O prefeito de Canindé, Celso Crisóstomo, também participa das festividades. "A festa é da Paróquia, mas estamos presentes, porque entendemos que é necessária essa parceria. Quem vem ao santuário, vem para ver São Francisco", frisou.
Frei João Amilton observa ainda que os romeiros são especiais, pois refletem a espiritualidade franciscana. "A romaria representa a nossa caminhada da vida rumo ao céu, cada dia renovando a esperança. Caminhamos em busca de Deus e da Sua justiça. O primeiro peregrino da Bíblia foi Abraão, que saiu de sua terra natal e seguiu pelo mundo peregrinando para difundir a Palavra de Deus"´, explica o pároco.
Aeroporto
Com o objetivo de melhorar a estrutura do Turismo Religioso e atrair novos investidores para a indústria local, o Governador do Cid Gomes e o Prefeito de Canindé Celso Crisóstomo assinam hoje, na Praça da Basílica, às 19 horas, a ordem de serviço para as obras de construção do Aeroporto Regional do município.
Destino da segunda maior romaria franciscana no mundo, a cidade de Canindé deverá ser incluída na rota aérea do turismo religioso no Estado - ao lado do município de Juazeiro do Norte - que movimenta a sua fé através da devoção ao padre Cícero Romão Batista.
Na opinião do prefeito de Canindé, Celso Crisóstomo, a partir dessa obra poderá ser dado um novo impulso ao turismo nesse município. "A construção do tão sonhado aeroporto dará condições de pensar em muitas estratégias para desenvolver o turismo religioso dos Sertões de Canindé´´, salientou.
Economia
Para o prefeito, será uma oportunidade também de aquecer o comércio e outras atividades desenvolvidas pela cidade. "A chegada desse benefício ainda garante facilidades para que empresários, turistas e investidores possam vir com mais frequência à Terra da Fé e assim cumprir suas obrigações religiosas e comerciais", sonha.
Celso Crisóstomo lembrou ainda que o governador Cid Gomes definiu a data para a assinatura da ordem de serviço da construção do novo aeroporto, porque a cidade comemora também o dia do Romeiro.
O líder do Poder Executivo municipal, ainda afirmou que a prefeitura deverá investir, nos próximos quatro anos, em prioridades e atrativos para o turismo, dando assim um maior conforto para os peregrinos. "A nossa idéia é construir espaços que retratem a vida de São Francisco, além de melhorarmos a infraestrutura e dotar a cidade de áreas verdes para uma melhor comodidade dos visitantes, principalmente dos romeiros que visitam o Santuário anualmente´´, destacou o prefeito.
Nova entidade
Já existe entre o Município, o Governo do Estado e os Franciscanos em processo de análise um projeto para criação de uma organização social com a finalidade de coordenar os espaços públicos da cidade.
Além do aeroporto de Canindé, também deverão ser construídos os aeroportos de Crateús, Iguatu, Itapipoca, Jijoca de Jericoacoara, Quixadá e Sobral. A cidade de Aracati já recebeu o benefício e o aeroporto de Regional do Cariri em Juazeiro do Norte será reformado.
Mais informações
Dia do Romeiro
Missas amanhã às 7h, às 9h, às 11 horas e às 17 horas na Basílica. Depois, tem procissão e programação cultural.
ANTÔNIO CARLOS ALVES
COLABORADOR
COLABORADOR
Diário do Nordeste
Nenhum comentário :
Postar um comentário