21/02/2013

Comissão da Verdade dos Jornalistas do Ceará será lançada dia 27 de fevereiro


O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado anuncia o lançamento da Comissão da Verdade dos Jornalistas do Ceará. Será no próximo dia 27, às 19h, no auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, com a presença do presidente da Comissão da Verdade, Memória e Justiça dos Jornalistas Brasileiros, Audálio Dantas. O evento integra o programa de comemorações dos 60 anos do Sindjorce.

Na ocasião, Audálio  lança o livro "As Duas Guerras de Vlado Herzog", sobre o papel histórico do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, do qual o autor foi presidente na época da ditadura. Em sua gestão foi feita a denúncia da prisão e morte de jornalistas durante a ditadura, culminando com a acusação do assassinato de Herzog pelos militares.
 
A Comissão cearense é formada pelos jornalistas Messias Pontes e Eliézer Rodrigues, integrantes da Comissão de Ética do Sindjorce; Nazareno Albuquerque, jornalista da TV O Povo; Iracema Sales, repórter do Diário do Nordeste; e a documentarista Marilena Lima. O grupo será responsável pelo levantamento dos casos de violações dos direitos humanos cometidos contra integrantes da categoria no Estado no período de 1964 a 1988. O trabalho deve resultar no mais amplo levantamento identificando os profissionais de imprensa vítimas da ditadura militar em nosso estado.

Comissão Nacional

A Comissão Nacional da Verdade dos Jornalistas Brasileiros foi instalada no dia 18 de janeiro deste ano, durante o Seminário Internacional Direitos Humanos e Jornalismo, realizado em Porto Alegre, com a com a presença da ministra Maria do Rosário, da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República. A proposta haver um trabalho conjunto com comissões estaduais organizadas pelos sindicatos filiados à Federação Nacional dos Jornalistas, a Comissão da FENAJ visando sistematizar as informações colhidas em suas regionais para produzir relatório final a ser entregue à Comissão Nacional da Verdade.
 
Além do jornalista Audálio Dantas, integram a Comissão Nacional da Verdade dos Jornalistas Sérgio Murillo de Andrade, diretor de Relações Institucionais da FENAJ; Rose Nogueira, representante do Grupo Tortura Nunca Mais na Comissão da Verdade de São Paulo; Carlos Alberto Caó, ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro; e o deputado federal Nilmário Miranda (PT/MG), primeiro ministro dos Direitos Humanos do Brasil. (Com informações do Sindjorce)

Mais informações: do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado (Sindjorce) – (fone: 85 3272 2966)
 

Boa Notícia

Nenhum comentário :

Postar um comentário