22/02/2013

Escutai o meu Filho

Comentário ao Evangelho Segundo Domingo de Quaresma - 24 de fevereiro


Para bem entender o episódio convém recordar que estamos quase no final das atividades de Jesus na Galileia. Já foram muitos os que escutaram a mensagem de Jesus, alguns aderiram, outros afastaram-se e até houve grupos que começaram a organizar-se para combater este Jesus, que estava a tornar-se incômodo. Neste cenário, o clima que se vivia não deveria ser dos melhores. Jesus, como bom mestre, entende que as dúvidas estão a impedir os seus discípulos de avançarem para águas mais profundas, apesar dos vários milagres que já tinha realizado. 

A dificuldade em acreditar 
A liturgia, já no segundo domingo, quer mostrar que este caminho que estamos a viver, a quaresma, não é fácil. A tentação está logo ali e se o discípulo não tem claro o seu caminho, facilmente se pode desviar e perder o rumo certo. Assim, oferece este episódio glorioso de Jesus para encorajar os discípulos a serem perseverantes na caminhada, pois o final é sorridente. Acredito, que este terá sido o motivo que levou Jesus a antecipar a sua glória aos discípulos escolhidos. Sabe bem que as dificuldades estão a tirar o sorriso, e então quer antecipar-lhes o final, na esperança que isso lhes dê a coragem para continuar o caminho. 

Transfiguração 
O relato está cheio de referências do Antigo Testamento, mas quero apenas ressaltar as duas personagens que são vistas na ocasião. Cada uma delas representa um momento importante na vida do povo de Deus. Primeiramente Moisés, o grande patriarca do povo, aquele que guia o povo pelo deserto rumo à terra prometida. Depois, Elias, considerado o maior dos profetas. Ambos são representantes do Antigo Testamento e mostram como Jesus é o continuador deste projeto de Deus. É o continuar da história da salvação que agora alcança o seu auge com Jesus, o Filho de Deus. 

Sono 
Todo este episódio é marcado pelo sono dos discípulos, que sentem enormes dificuldades em acompanhar Jesus. Tal sono quer mostrar como os discípulos não querem aceitar que a glória de Jesus possa passar pela cruz; isso é incompreensível para eles. De facto, o anúncio da cruz é mal recebido pelos discípulos; numa das vezes Pedro tem até a coragem de repreender Jesus por esse discurso. Só quando despertam do sono, é que são capazes de ver a glória de Jesus. Ou seja, só depois de passarem pela cruz alcançarão a vitória. 

Escutai 
O episódio conclui-se com a voz vinda céu, que confirma a identidade de Jesus e deixa um convite claro: «escutai-o». Este é o convite que nos deve acompanhar ao longo desta quaresma: o escutar o Filho que deseja levar-nos até ao Reino do Pai.


Fátima Missionária

Nenhum comentário :

Postar um comentário