22/02/2013

Escutai o que Ele diz! - Dom Sergio



Dom Sergio da Rocha*
A Liturgia da Palavra nos convida a escutar Jesus Cristo, nesta Quaresma, tempo especial de conversão em preparação para a Páscoa. No centro da passagem da Transfiguração, hoje proclamada, encontra-se o convite do Pai para escutar a voz de Jesus Cristo. “Este é o meu Filho, o escolhido. Escutai o que Ele diz!” (Lc 9,35). Esta é a atitude fundamental a ser cultivada ao longo de todo o ano e, especialmente, nesta Quaresma: escutar a voz de Jesus Cristo! Este é o caminho para que a “transfiguração” aconteça na vida das pessoas, das famílias e da sociedade, tantas vezes, desfiguradas pelas situações de pecado e de sofrimento que se abatem sobre tantos. Para isso, precisamos ser discípulos e discípulas que se disponham a subir a montanha “para rezar” (Lc 9,28), conforme ressalta a narrativa de Lucas. 

A atitude de oração deve caracterizar sempre os discípulos de Cristo, permitindo-nos contemplar o rosto de Jesus transfigurado e fazer a experiência de sua vitória sobre o pecado e a morte. Antes da Transfiguração, Jesus havia feito o anúncio de sua paixão e morte (Lc 9,22), convidando os discípulos a tomar a cruz e segui-lo. A contemplação de Cristo transfigurado deveria animar a fé dos discípulos e prepará-los para a subida do monte Calvário, isto é, para participar da paixão e abraçar a cruz. Hoje, assim fazendo, podemos experimentar aquilo que o Salmista afirma no Salmo 26: “O Senhor é minha luz e salvação!”

S. Lucas ressalta ainda que os discípulos subiram a montanha, conduzidos por Jesus Cristo. Ele os “levou consigo” (Lc 9,28).  O discípulo não sobe sozinho o monte da Transfiguração; não realiza tal experiência por sua própria conta. “Sobe”, primeiramente, porque o Senhor o “tomou consigo”, isto é, pela gratuidade do amor de Deus. A graça de Deus precede e acompanha a subida.  

Neste tempo especial de oração, rezemos pelo bispo auxiliar eleito da Arquidiocese de Brasília, Mons. Valdir Mamede, cuja ordenação episcopal será 16 de março, sábado, às 8:30 h, em nossa Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida. Todos estão convidados a participar deste momento especial de graça de Deus! Na Arquidiocese de Brasília, somos convidados a rezar também pela 5ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, que será realizada no próximo sábado, dia 02 de março. Trata-se de um valioso instrumento de participação e comunhão, em vista da missão, que irá traçar rumos para a ação evangelizadora de nossa Arquidiocese.

Em toda a Igreja, permanecemos unidos em oração ao Santo Padre Bento XVI, com sentimentos de profunda comunhão eclesial e de imensa gratidão pela sua generosa dedicação à Igreja. Desde já, rezemos também pela eleição do novo Sucessor de Pedro! 

*Arcebispo Metropolitano de Brasília

Nenhum comentário :

Postar um comentário