04/02/2013

Europol descobre rede de corrupção no futebol em mais de 15 países


O diretor da Europol, Rob Wainwright (segundo da esquerda para direita), durante entrevista coletiva em Haia. A organização desmantelou um enorme esquema de corrupção no futebol. (Foto: Peter Dejong/AP)A Europol, organização europeia de polícia, informou nesta segunda-feira (4) que descobriu uma rede de corrupção internacional no futebol profissional na qual estão envolvidos mais de 15 países no mundo todo. De acordo com a investigação, foram identificadas mais de 380 partidas de futebol profissional nas quais houve práticas de apostas ilegais. Em 150 delas, os resultados foram combinados. 
Os especialistas da Europol investigaram durante 18 meses um total de 425 jogos de futebol oficiais, assim como representantes de clubes, jogadores e criminosos que são suspeitos de envolvimento com os casos de corrupção. Entre os países investigados figuram Alemanha, Áustria, Eslovênia, Grã-Bretanha, Hungria, Holanda e Turquia. Segundo Wainwright, os delitos envolvem "enormes quantidades de dinheiro". 
Segundo as informações da organização do Serviço Europeu de Polícia, essas operações teriam dado lucro de 8 milhões de euros e essa rede teria efetuado pagamentos no valor de 2 milhões de euros em subornos, sendo 140 mil euros o maior realizado a uma pessoa.
O diretor da Europol acrescentou que os resultados da investigação apontam "em direção a um grande problema de integridade no futebol europeu".

Wainwright disse que a Europol emitiu 28 ordens internacionais de prisão e já deteve outras 50 pessoas. 
AS
Revista Época

Nenhum comentário :

Postar um comentário