Cultura da inovação. O conceito que faz parte do presente e se projeta para o futuro da Federação das Indústrias do Estado do Ceará é o recurso para vencer os desafios do setor industrial cearense, conforme afirmou o Presidente da entidade, Roberto Macedo (foto), em almoço de confraternização com profissionais da imprensa cearense, nesta terça-feira (5), na Casa da Indústria, em Fortaleza. Na ocasião, foi distribuído material sobre os resultados do setor em 2012 e as perspectivas para este ano.
De acordo com os dados da FIEC, embora a economia cearense não tenha atingido a expectativa de crescimento em 2012, os índices locais foram melhores do que os registrados em nível nacional. As estatísticas revelam que o PIB cearense apresentou crescimento de 3,27% no acumulado dos três primeiros trimestres de 2012, enquanto, no mesmo período, a indústria nacional apresentou retratação de 1,1% no PIB Industrial. “Em termos de produção física, o Brasil registrou queda de 2,6% no acumulado de janeiro a novembro e o Ceará redução de 1,4%”, sintetiza o relatório.
Inovação
O presidente da FIEC ressaltou que a exemplo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Federação cearense aposta na inovação para vencer os desafios. Para tanto, ele destacou a importância das parcerias com a universidades e institutos tecnológicos. Entre as ações nessa linha está criação, por meio Instituto de Desenvolvimento Industrial do Ceará (INDI), do programa Universidade-Empresa para aproximar a academia das empresas com foco na inovação.
Numa parceria com o Senai foram criados grupos temáticos para identificar, por exemplo, as chamadas startups – empresas de base tecnológica, inovadoras, com alto potencial de crescimento e baixo investimento inicial. Outra ação nesse sentido, é o Movimento Inova Ceará Startups, que entre suas ações está o projeto Apóstolos da Inovação, com a participação de estudantes de universidades cearenses e do Instituto Tecnológico da Aeronáutica, de São José dos Campos (SP). A eles cabe estudar possibilidades e propor novos negócios a partir da demanda do setor produtivo e a base de conhecimento acumulado nas instituições geradoras de conhecimento.
Os presentes à confraternização na FIEC receberam a nova edição do Guia Industrial do Ceará. A publicação, editada pelo INDI, reúne informações cadastrais e econômicas da atividade industrial de mais de cinco mil empresas cearenses.
Mais informações: Assessoria de Comunicação do Sistema FIEC – (fone: 85 3421 5436) |
Nenhum comentário :
Postar um comentário