O tratamento para combater a doença é, de fato, intenso, exigindo muita força do paciente e apoio dos familiares. O quadro do paciente, no entanto, cria uma situação delicada que, muitas vezes, apenas uma pessoa na mesma condição consegue compreender a dimensão do problema. Pensando em acolher os pacientes com câncer, permitindo uma troca de experiências entre eles, o Instituto do Câncer do Ceará – ICC, referência no diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa m oncologia no Norte e Nordeste do país, criou, em janeiro de 2012, o Grupo de Apoio Bem Viver.
O Grupo, hoje formado por 33 pacientes, se reúne sempre na última quarta feira do mês. Adriana afirma que ainda não participa dos encontros, porque mora no interior do Estado, mas que acredita no poder da união, onde um grupo, compartilhando suas dores, dúvidas e esperanças, pode fortalecer a luta pela vida.
Sobre o Bem Viver
O Grupo Bem Viver é formado por uma equipe de saúde multidisciplinar, composta por médico, enfermeira, assistente social, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicólogo, nutricionista e advogada, coordenado Diretoria de Responsabilidade Social do ICC. Inicialmente, o Grupo Bem Viver destina suas atividades para pacientes com câncer de mama, devido ao grande número de casos atendidos na Instituição. No entanto, algumas pessoas com outros tipos de câncer estão chegando e o grupo continua acolhendo.
Para compartilhar experiências e receber informações para vencer a doença, o paciente, juntamente com seus familiares e cuidadores, pode participar dos encontros temáticos do Grupo Bem Viver.
Na última reunião, realizada em 30 de janeiro, pacientes do ICC tiveram encontro marcado com a enfermeira doutora Ângela Maria Alves. Para esse primeiro encontro do ano, o tema abordado foi “Superação das Dificuldades e Autoestima.
Vale destacar que o último encontro marcou também o primeiro aniversário do Bem Viver. Em 2012, aconteceram 12 encontros, totalizando uma média de 360 pessoas. Atualmente, está sendo criado o comitê do grupo, que se fortaleceu nesse primeiro ano, a partir de elos e amizades. O comitê será formado por pacientes e voluntários e pela superintendente Débora Boni, da diretoria de Responsabilidade Social do ICC. Para o futuro, os integrantes do Bem Viver pretendem discutir outras temáticas além da doença e desenvolver atividades artísticas como teatro.
O engajamento dos membros fortalece o objetivo do grupo. Nos planos atuais, os pacientes querem fazer visitas periódicas aos setores do ICC para apoiar as pessoas que estão começando o tratamento contra o câncer. Para combater uma grave doença, a solidariedade coletiva de outros pacientes desponta como poderoso aliado.
*Crédito da Foto: Blog do ICC - http://blogdoicc.blogspot.com.br
Nenhum comentário :
Postar um comentário