19/02/2013

Nestlé diz que encontrou carne de cavalo em produto fornecido pela JBS


A Nestlé divulgou nota nesta segunda-feira (18) dizendo que encontrou carne de cavalo misturada com carne bovina em um dos seus fornecedores. Segundo a empresa, a carne foi comprada por uma subsidiária do grupo brasileiro JBS.
Segundo a Nestlé, DNA de cavalo foi encontrado em carne bovina comprada da empresa alemâ H.J. Schypke. Essa empresa é fornecedora da JBS Toledo N.V, uma subsidiária da JBS na Europa. "Nossos testes encontraram traços de DNA de cavalo em dois produtos feitos de carne bovina pela H.J. Schypke. Os níveis encontrados estão acima do 1% indicado pela Agência de Segurança Alimentar da Europa, o que indica adulteração ou negligência", diz a Nestlé, em nota. A empresa anunciou que suspendeu a venda dos produtos suspeitos. 
É a primeira vez que uma empresa brasileira é envolvida no escândalo da comercialização fraudulenta de carne de cavalo, que até o momento só atingiu companhias europeias. Nesta terça-feira (19), a JBS divulgou nota anunciando a suspensão da comercialização de carne europeia e explicou que não tem nenhum tipo de envolvimento na fraude com carne de cavalo (confira a nota abaixo).  
O escândalo começou no Reino Unido em janeiro, quando a agência que regula o comércio de alimentos no país encontrou DNA de cavalo em hambúrgueres congelados de quatro marcas vendidas em supermercados. Os produtos eram vendidos como se fossem 100% carne bovina.
Em fevereiro, autoridades detectaram carne de cavalo nos produtos comercializados pela fornecedora francesa Comigel. A empresa fornecia carne para a Findus, que vende lasanhas congeladas. Testes feitos com a lasanha Findus detectaram que, em algumas embalagens, mais de 90% da carne presente no produto era de origem de cavalo.
O escândalo rapidamente se espalhou pela Europa, quando agências sanitárias dos países europeus passaram a testar o DNA dos congelados. Autoridades encontraram DNA de cavalo em lasanhas de carne bovina em vários países, como Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Suécia, Noruega, Suíça e Áustria. Investigações indicam que a carne de cavalo é originária da Romênia, e que passou pelo Chipre e Holanda antes de ser processada na França. Ainda não se sabe em que ponto da cadeia de fornecimento a carne de cavalo foi misturada com carne bovina.
A agência europeia de alimentação ordenou uma nova rodada de testes nos produtos vendidos na Europa - a terceira desde o início do escândalo. Na última rodada de testes, finalizada na sexta-feira, a agência disse que encontrou carne adulterada em 2% dos produtos avaliados.
Segundo agências sanitárias, o consumo de carne de cavalo não é prejudicial à saúde humana.
Confira a íntegra da nota divulgada pela JBS nesta terça-feira (19)
O escritório comercial da JBS S.A. na Bélgica – JBS TOLEDO – foi notificado nesta segunda-feira que teria comercializado a um cliente na Europa carne produzida pela empresa alemã Schypke, na qual teria sido encontrados, por exame de DNA, traços de carne de cavalo.

A JBS esclarece que a empresa Schypke, tradicional fabricante alemão de produtos cárneos processados, não pertence ao seu grupo econômico e não possui qualquer relação societária ou operacional com a companhia.

Para garantir fornecimento e flexibilidade a seus clientes europeus, no caso de eventuais mudanças legais ou barreiras ao comércio internacional, a JBS Toledo desenvolveu alternativas europeias de suprimento, em comum acordo com seus clientes. Os clientes da JBS Toledo participaram ativamente desse processo, auditando e aprovando os fornecedores europeus selecionados. Desde o início do fornecimento, todo o processo operacional e logístico foi conduzido pelo produtor alemão, que enviava o produto diretamente ao cliente final.

A JBS Toledo informa ao mercado que suspendeu todos os contratos com a Schypke e não comercializará mais produtos europeus até que a confiança na segurança do sistema de fornecimento do bloco seja restabelecida.

Nenhum caso de violação foi identificado nos produtos fabricados pela própria JBS. Como reconhecimento da confiança depositada na JBS pelos seus clientes, nenhum contrato sofreu alteração ou cancelamento e os pedidos estão sendo cumpridos a partir das plataformas próprias de produção.

A JBS tomará todas as providências legais cabíveis para assegurar que não sofrerá qualquer prejuízo por conta do ocorrido e continuará a servir a seus clientes com produtos de qualidade, gerando valor a seus acionistas e demais stakeholders.
 

bc  
Revista Época

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