RAIMUNDO NONATO XIMENES
Chegar aos 90 anos ao lado da mulher amada, com quem se casou há quase 65 anos, e rodeado de sete filhos, 22 netos, 13 bisnetos, além de uma legião de amigos é ter a felicidade completa. “É uma vida muito boa” como diz o cirurgião-dentista, escritor e fundador do bairro Montese, Raimundo Nonato Ximenes. Viver com alegria, disposição, fé e cheio de projetos sempre foram características de “seu” Ximenes, como é conhecido. Atualmente planeja o lançamento do seu quato livro sobre Groaíras, cidade que fica no Região Norte do Estado, onde nasceu.
Era um jovem de 21 anos quando chegou em Fortaleza convocado para o Serviço Militar. Em tempos de guerra não deu outra: iria integrar a Força Expedicionária Brasileira (FEB) e lutar na Segunda Guerra Mundial. Sorte que, a batalha foi vencida e ele não embarcou para a Itália. Mas para homenagear os soldados brasileiros (principalmente os pracinhas cearenses) que venceram os alemães, na batalha de Montese, libertando os italianos do poderia nazista, Raimundo Ximenes batizou o local onde morava, a antiga Pirocaia, de Montese. O bairro, no próximo dia 14 de abril, completará 67 anos.
Atualmente, é um bairro desenvolvido, com identidade própria e um de maior progresso da região Sul da Capital. “Seu” Ximenes e dona Libânia, moram na mesma casa desde que se casaram. Conservam o quintal, o jardim e fruteiras.
Como foi do bairro, Raimundo Ximenes também foi um dos fundadores da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, um cinquentenário templo que fica na avenida Gomes de Matos, onde se localiza o grande comércio do bairro. Lá também se encontra o endereço de Ximenes e Libânia. Ele, Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão há 26 anos. “Sempre tive muita ligação com a Paróquia. Como ministro da Eucaristia, quando o padre faltava, por algum motivo, fazia a celebração da Palavra (Leitura e comentário da Palavra de Deus). Como Ministro da Eucaristia também participa da Missa e leva a Sagrada Comunhão para as pessoas doentes.
Além de cirurgião-dentista e escritor, “seu” Ximenes tem várias publicações na imprensa cearense e já foi membro do Conselho Consultivo de Leitores do O POVO (2006-2007). É membro da Associação Cearense de Imprensa (ACI) e da Associação Cearense de Jornalista do Interior (Aceji). Também é integrante da Antologia de autores cearenses, em edição 1997, sócio fundador da Cooperativa de Cultura do Estado do Ceará e sócio correspondente da Academia Sobralense de Estudos e Letras.
Montese, Crônicas e Memórias
O primeiro livro de Raimundo Ximenes foi publicado em 1998 e enfoca exatamente o bairro que fundou: “Montese, Crônicas e Memórias”. No ano seguinte, ele foi à cidade italiana de Montese para participar do ato de assinatura do Pacto da Amizade entre aquela cidade e o bairro Montese. Recebeu da prefeitura daquela cidade, em 2002, uma placa de prata comemorativa aos 56 anos do bairro cearense e, no ano seguinte, foi agraciado com o título de Cidadão Honorário da italiana cidade de Montese. Em 2005, “seu” Ximenes lançou o segundo livro: “De Pirocaia a Montese” (fragmentos históricos). O terceiro livro foi lançado em dezembro de 2008, com o título: “Uma Paróquia de Fé”, sobre a história da Igreja de Nossa Senhora Aparecida. Agora trabalha no seu quarto livro sobre Groaíras. “Já publiquei vários artigos sobre minha cidade, na imprensa, agora estou concluindo o livro sobre a sua história”. Pelo visto, os projetos de Raimundo Ximenes, seja na literatura, seja nos serviços que presta à comunidade do bairro, ainda vão longe. “Com 90 anos, me sinto muito bem, graças a Deus!”, completa.
Rita Celia Faheina
ritafaheina@gm

Nenhum comentário :
Postar um comentário