27/03/2013

Ano da IAM no Brasil 2013


O ano de 2013 começou cheio de perspectivas para a Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária. O caminho que a Obra percorreu no Brasil ao longo de 2012 está multiplicando o número de crianças e adolescentes que assumem o seu protagonismo, com vontade de tornar o mundo mais solidário e fraterno. E precisamos avançar, envolvendo mais e mais crianças, adolescentes, pais, educadores e responsáveis. 


Tendo em vista a celebração dos 170 anos de fundação no mundo, a nossa Obra se prepara para vivenciar no Brasil o Ano da IAM, que abrirá, a exemplo de outros países, a experiência da Jornada Nacional da IAM, um dia dedicado à prática intensa de nosso carisma: "Uma Ave-Maria e uma moeda" para ajudar as crianças do mundo. Estamos preparando propostas de congressos voltados para crianças e adolescentes em nível estadual, materiais voltados a crianças na fase de alfabetização e fortalecimento da psicopedagogia dos assessores.

 Tudo isso já está sendo aplicado no decorrer de nossa agenda anual, que para este ano prevê 147 encontros em todo o país com as assessorias nacional, estaduais e diocesanas. Aconteceu nos dias 6 a 9 de dezembro do ano passado a XVII Assembleia Nacional dos Coordenadores Estaduais da IAM, na qual assumimos os seguintes compromissos para o ano de 2013:

-Celebrar no último domingo de maio (dia 26) a P Jornada Nacional da IAM com o tema "IAM da América a serviço da missão", e o lema "Vocês são meus amigos" (Jo 15,14). Por meio dessa Jornada Nacional abriremos oficialmente o Ano da IAM no Brasil, que se estenderá até maio de 2014. Como fruto, a partir deste ano as Jornadas Nacionais da IAM serão celebradas sempre no último domingo de maio, facilitando o envio dos cofrinhos e consagrando nossas crianças a Jesus e Maria por meio do carisma da Obra.

- Encontros de aprofundamento para assessores da IAM e coordenadores estaduais e diocesanos buscarão contemplar quatro linhas: a) Ano da Fé; b) Pedagogia do trabalho com crianças e adolescentes; c) Estatuto da Criança e do Adolescente; d) Fundamentação bíblica para elaboração de encontros da IAM.

- Confeccionar materiais para vivência da Jornada Nacional, como cartazes, roteiro de celebração para envio dos cofrinhos, recebimento dos símbolos da IAM (broches e lenços), consagração a Jesus por meio da IAM e coroação de Nossa Senhora, encerrando o mês de maio.

- Divulgar as "gotinhas missionárias" (série de reflexões) nos sites e redes sociais;

- Organizar encontros e seminários sobre a implantação da IAM nas escolas.

Este ano de 2013 é o momento de a IAM do Brasil e do mundo, que celebra os 170 anos de fundação. A melhor forma de celebrar seria nos unirmos ao sonho de nosso fundador, dom Carlos Forbín Janson: "Que todos conheçam Jesus e que o amem como nós o amamos. Para isso é necessário rezar constantemente, sentir um grande amor pela Eucaristia e mostrar nosso amor à Virgem Maria por meio do Terço Missionário, e consequentemente virão os frutos de nossa oração, como a generosidade, dando uma oferta material às crianças e adolescentes mais necessitados espiritual e materialmente".

Que a celebração de nossa 1ª Jornada Nacional da IAM, no dia 26 de maio de 2013, sirva para fortalecer o carisma de nossa Obra. Sejamos amigos das crianças e adolescentes que mais sofrem no mundo e façamos a nossa oferta.

Agradeço a todos os que pertencem à Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária, e convido aqueles que ainda não a conhecem e não fazem parte desse trabalho em favor da evangelização, a pertencer aos grupos da IAM existentes em sua paróquia ou diocese, ou ainda formar novos grupos com a ajuda do pároco ou catequista.

"De todas as crianças e adolescentes do mundo, sempre amigos!"

Pe. André Luiz de Negreiros é secretário nacional da Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária.

CatolicaNet

Nenhum comentário :

Postar um comentário